Aprenda como ter a planta jiboia em casa e cuide do jeito certo

Confira as dicas para fazer um bom cultivo de jiboia em casa!

0
Continua após a publicidade

A planta jiboia tem ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Isso acontece não só pela sua beleza, mas pelo fato de ser uma planta que se adapta bem em qualquer tipo de ambiente, como apartamentos fechados, e que requer cuidados básicos para a manutenção.

Assim, se você quer aprender a cuidar dessa espécie da forma correta, veja hoje, 13 de março, desde Belo Horizonte, as dicas que nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net preparamos para que você aprenda a cultivá-la em casa. Além disso, saiba todos os cuidados necessários que devem ser tomados para uma boa manutenção da planta!

Continua após a publicidade

Leia mais: Como não deixar o Capim-cidreira secar as folhas, siga essas dicas

Aprenda a cuidar da sua jiboia da forma correta

A jiboia é uma planta trepadeira, que possui folhas em formato de coração. Ademais, seu nome revela duas de suas principais características: a primeira, é que seus galhos crescem e se moldam de acordo com o ambiente. A segunda é que esta é uma espécie venenosa, que não deve ser cultivada em locais que tenham a presença de crianças e pets.

Continua após a publicidade

Dito isso, veja agora o passo a passo para cultivar a jiboia em casa, de maneira simples!

Continua depois da publicidade
Ad 5
jiboia
Veja como cuidar de forma correta da sua jiboia. Fonte: Wikimedia Commons.

Como cultivar e cuidar da sua planta

Plantio correto

Para plantar uma jiboia em um vaso, basta conseguir um ramo com cerca de 5 folhas. Em seguida, coloque-o num recipiente com água até que crie raízes. Assim que estas atingirem cerca de 5cm, basta colocar a muda em um vaso com substrato rico em matéria orgânica.

Iluminação

A jiboia é uma planta que se adapta muito bem em locais fechados, como apartamentos. Isso acontece, pois a espécie se desenvolve melhor na sombra e na luz indireta. Assim, coloque o vaso com a planta próximo a focos de luz pela casa, como janelas. Da mesma maneira, evite deixá-la em temperaturas abaixo de 15ºC.

Irrigação

A irrigação varia conforme a temperatura do ambiente. Em dias muito quentes, entre a primavera e o verão, regue a jiboia de 2 a 3 vezes por semana. Do mesmo modo, em dias frios, como os de outono e inverno, regue apenas 1 vez na semana. Ademais, tome sempre o cuidado para não encharcar o solo.

Adubação e poda

A cada 3 meses, você deve adubar o solo da sua jiboia. Assim, basta adicionar húmus de minhoca ao solo. Além disso, por ser uma planta que se espalha com facilidade, você deve fazer a poda dos ramos durante a primavera, retirando as folhas secas e amareladas.

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Como plantar Abricó-do-Pará com estes macetes exclusivos

Continua após a publicidade
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.