Aprenda o segredo de cultivar Guaraná mesmo sendo iniciante

Você vai amar as dicas de ouro! Leia a matéria completa e aproveite

0

Você com certeza já tomou um suco de guaraná ou bebeu o famoso refrigerante de guaraná, amado por muitos de nós, brasileiros. Mas será que você imaginava ser possível cultivar guaraná em casa, mesmo sendo iniciante no ramo de cultivos e plantações? Bom, é sobre isso que iremos falar adiante, basta seguir na leitura!

Por isso, hoje, 16 de agosto, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a compreender melhor quais as técnicas exatas você precisa ter. Além disso, acompanhe também quanto tempo que leva para germinação ou quanto tempo até a colheita. Ficou curioso? Vem com a gente saber mais!

Leia mais: Como cultivar Vanda em casa com essas dicas exclusivas e grátis

Aprenda o segredo de cultivar Guaraná mesmo sendo iniciante
Aprenda o segredo de cultivar Guaraná mesmo sendo iniciante – Imagem: Canva Pro

Como cultivar guaraná?

Nesse sentido, para cultivar guaraná você deve ter um solo bem drenado e isso pode ser feito com britas, cascalhos ou argila expandida. Junto a isto, o solo, ou seja, a cova, deve ser profundo e, de preferência, plante em dias nublados a muda, caso seja este o processo escolhido. Você pode irrigar sempre que o solo não estiver mais úmido, mas lembre-se de não deixar encharcado, okay? Ainda falando sobre o solo, certifique-se de que ele está fértil, rico em matéria orgânica. Esta pode ser a de sua preferência. Ah, e ele gosta de uma boa luminosidade, isto é, luz direta!

Quando o seu pezinho de guaraná estiver evoluindo, faça podas e limpe o solo para que crescimento seja mais saudável e produtivo. Se você quiser começar pelas sementes, o processo só se difere no início, pois será necessária a germinação. Plante-as na sementeira e, quando aparecerem os primeiros brotos, transporte para o local definitivo. Em tese, não é nada difícil!

Desse modo, os processos do guaraná são mais lentos, ou seja, é importante ter isso em mente ao decidir começar o plantio. Isso porque, em média, o processo de germinação gira em torno de 3 a 4 meses. Após este tempo, você começará a perceber as novidades e as mudanças e diferenças na plantação. Com os bons cuidados que nós explicamos acima, fica fácil conseguir o sucesso do cultivo!

Por fim, o tempo estimado que você terá que esperar para, finalmente, obter o seu guaraná é um prazo de um ano, podendo variar até um ano e meio. Se você tiver começado por semente, demorará mais, ao passo que a muda consegue agilizar este processo. Viu só? Cultivar guaraná pode ser muito mais fácil do que dizem por aí. Basta tem em mãos um guia de qualidade, que seja ágil e eficaz. Acompanhe nossas outras dicas e veja mais truques que irão te auxiliar em plantios e dicas do cotidiano.

Continue lendo: Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.