Como acelerar o processo de germinação das sementes? Aprenda sem mistérios
Não passe mais sufoco perdendo tempo na plantação!
Toda vez que um novo processo de plantio começa, eu tenho certeza que você se pergunta: será que vai demorar muito? Bom, partindo do princípio de que, quando o cultivo não é feito a partir das mudas, ele tende a demorar mais. No entanto, e se você pudesse acelerar a germinação? E mais: você sabe quais são as fases ao germinar? Entender estes conceitos é muito importante, e nós iremos te dar um guia simplificado e prático.
Por isso, hoje, 17 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor estas situações para que você não perca mais tempo nas suas plantações e, ainda, entenda o processo que a semente ou caroço passa até começar a se desenvolver. Afinal, tudo na natureza é muito bem calculado.
Leia mais:Confira as opções de legumes para a sua horta caseira

Quais são as fases de germinação?
Nesse sentido, apesar do mais importante ser a aceleração desse processo, é muito importante também que você conheça as fases para saber o que está acontecendo e não ficar para trás nas informações! Desse modo, a primeira etapa da germinação consiste é a de embebição, ou seja, o momento de capitação da água. Essa é a fase que pode definir boa parte do processo germinativo.
A segunda é a a indução do crescimento. Nela, a absorção de água é reduzida, mas surgem novos tecidos e o metabolismo de crescimento é ativado. Para finalizar, na última o eixo embrionário é desenvolvido e a radícula, local em que o primeiro broto irá se desenvolver, começa a surgir. Muito interessante, não acha?
Como acelerar o processo de germinação?
Por fim, vamos para a pergunta do milhão: como acelerar o processo de germinação? Bom, para isto, alguma dicas são essenciais, mas nada complicado! Veja abaixo uma listinha breve do que pode te ajudar:
- Sempre deixar as sementes e caroços de molho por um período de 24 a 48 horas;
- Raspar as sementes e caroços para que a parte mais dura seja tirada e os nutrientes sejam melhores absorvidos;
- Não colocar muitos caroços na mesma cova para que não haja competição por nutrientes;
- Observar o local em que a planta irá germinar para que a raspagem não seja feita em cima (uma listinha branca, geralmente, a radícula.)
Agora você não tem mais desculpas! Depois de entender sobre as fases da germinação e entender perfeitamente como acelerar esta etapa, basta colocar tudo o que leu em prática. Conte para nós nos comentários se você gostou das dicas e se você tem alguma para contar para gente. Vamos compartilhar experiências e melhorar as nossas técnicas juntos!
Veja também:Dicas infalíveis de como cultivar Agrião da terra