Como acelerar o processo de germinação das sementes? Aprenda sem mistérios

Não passe mais sufoco perdendo tempo na plantação!

0

Toda vez que um novo processo de plantio começa, eu tenho certeza que você se pergunta: será que vai demorar muito? Bom, partindo do princípio de que, quando o cultivo não é feito a partir das mudas, ele tende a demorar mais. No entanto, e se você pudesse acelerar a germinação? E mais: você sabe quais são as fases ao germinar? Entender estes conceitos é muito importante, e nós iremos te dar um guia simplificado e prático.

Por isso, hoje, 17 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor estas situações para que você não perca mais tempo nas suas plantações e, ainda, entenda o processo que a semente ou caroço passa até começar a se desenvolver. Afinal, tudo na natureza é muito bem calculado.

Leia mais: Confira as opções de legumes para a sua horta caseira

Como acelerar o processo de germinação das sementes? Aprenda sem mistérios
Como acelerar o processo de germinação das sementes? Aprenda sem mistérios – Pexels

Nesse sentido, apesar do mais importante ser a aceleração desse processo, é muito importante também que você conheça as fases para saber o que está acontecendo e não ficar para trás nas informações! Desse modo, a primeira etapa da germinação consiste é a de embebição, ou seja, o momento de capitação da água. Essa é a fase que pode definir boa parte do processo germinativo.

A segunda é a a indução do crescimento. Nela, a absorção de água é reduzida, mas surgem novos tecidos e o metabolismo de crescimento é ativado. Para finalizar, na última o eixo embrionário é desenvolvido e a radícula, local em que o primeiro broto irá se desenvolver, começa a surgir. Muito interessante, não acha?

Como acelerar o processo de germinação?

Por fim, vamos para a pergunta do milhão: como acelerar o processo de germinação? Bom, para isto, alguma dicas são essenciais, mas nada complicado! Veja abaixo uma listinha breve do que pode te ajudar:

  • Sempre deixar as sementes e caroços de molho por um período de 24 a 48 horas;
  • Raspar as sementes e caroços para que a parte mais dura seja tirada e os nutrientes sejam melhores absorvidos;
  • Não colocar muitos caroços na mesma cova para que não haja competição por nutrientes;
  • Observar o local em que a planta irá germinar para que a raspagem não seja feita em cima (uma listinha branca, geralmente, a radícula.)

Agora você não tem mais desculpas! Depois de entender sobre as fases da germinação e entender perfeitamente como acelerar esta etapa, basta colocar tudo o que leu em prática. Conte para nós nos comentários se você gostou das dicas e se você tem alguma para contar para gente. Vamos compartilhar experiências e melhorar as nossas técnicas juntos!

Veja também: Dicas infalíveis de como cultivar Agrião da terra

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.