Como fazer adubo caseiro: aprenda com está técnica simples

Você não pode perder as dicas do dia!

0

Hoje, nesta quinta-feira, 31 de março, em Belo Horizonte, nós do Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos mostrar como é simples e econômico fazer adubo caseiro! Afinal, sabemos que os produtos estão cada vez mais caros, e nada melhor do que dar aquela economizada no que podemos, não é?

Assim, além de conseguir cuidar das suas plantinhas do jeito certo, você vai conseguir reaproveitar alimentos que iriam para o lixo e não terá dificuldades em realizar os processos, pois a técnica é simples e eficaz. Contudo, sem mais delongas, vamos para o passo a passo que irá mudar a sua vida!

Leia mais: Como cultivar lavanda no vaso: você vai ver o quanto será pratico com esse passo a…

fazer adubo caseiro
Será que você já tem todos os ingredientes em casa? – Pixabay

Fazer adubo caseiro, por onde começar?

Em primeiro lugar, nós sabemos que além das plantinhas de decoração que estão ganhando cada vez mais fama pelos lares, muitas pessoas gostam de cultivar temperos e outros tipos de alimentos. Você é uma dessas pessoas? Bom, por isso, como cada espécie tem um cuidado específico, nós vamos te ajudar a deixar seus legumes e hortaliças, por exemplo, ainda mais lindos e saudáveis.

Logo abaixo, além das compostagens comuns, com cascas de vegetais, nós vamos ensinar outras 3 que podem ser úteis e, com certeza, super práticas e eficientes! Você vai amar e vai começar hoje mesmo. Bora lá?

Conheça 3 alimentos que são ótimos como adubo!

Você já pensou na canela?

Nesse sentido, este alimento para fazer adubo caseiro pode ser um tanto quanto inusitado para muitas pessoas, mas ela é uma ótima parceira das suas plantações. Isso porque, na hora de controlar pragas, eliminar doenças e deixar o seu solo mais rico, não tem erro: aposte na canela!

Portanto, para criar a misturinha, junte um litro de água e duas colheres de canela em pó. Após isto, misture bem para que a solução fique homogênea e deixe repousar por 12 horas. Agora basta você colocar em um borrifador e aplicar diretamente no solo ou nas folhas. Mas cuidado! Não molhe suas plantinhas e deixe-as expostas ao Sol, pois elas podem queimar.

canela
Sendo assim, a canela é uma ótima opção – Pixabay

E que tal o famoso leite?

Dessa forma, uma outra dica para fazer adubo caseiro é o leite! Por incrível que pareça, ele pode te ajudar nesta missão. Você pode diluir a cada meio litro de água, 50 ml de leite. Para a aplicação, existem duas maneiras. A primeira delas é a partir de um borrifador, de modo mais preciso.

No entanto, você pode despejar a mistura diretamente na terra, porque o cálcio é um ótimo aliado para dar força e melhorar a aparência da sua plantinha. Muito interessante, não é mesmo?

fazer adubo caseiro
O leite pode te ajudar – Pixabay

Fazer adubo caseiro: a borra de café

Por fim, sabe a famosa borra de café que vai pro lixo? Pois é! Ela será utilizada nas suas plantinhas e você ficará chocado com a eficiência dela. Assim, por ser rica em nitrogênio, nutriente importante para as plantinhas, este produto será sua salvação.

Você terá duas opções: apenas jogar a borra de café na terra, mas tomando cuidado com a quantidade, para que não forme uma camada impermeável para entrada de água, ou misturando a borra de café com a água. Neste último caso, você mistura uma colher e meia em meio litro de água e prontinho!

Viu só? Com dicas simples você é capaz de fazer adubo caseiro! Nos conte nos comentários quais plantinhas você tem e se você sabe mais alguma dica que não contamos aqui.

Continue lendo: Como plantar rosa-do-deserto: este guia prático pode te ajudar mesmo sendo iniciante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.