Como fazer mudas de ipê roxo com baixo custo, veja essa essa alternativa exclusiva

Veja como ter uma bela árvore em casa!

0

Quer fazer mudas de ipê roxo? Essa árvore, nativa e popular na América do Sul, possui diversas colorações que alegram qualquer ambiente: amarelo, rosa, branco e até vermelho. Contudo, o roxo segue sendo um dos mais populares: afinal, quem não se encanta quando vê uma bela árvore colorida por aí?

Hoje, 17 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar qual a melhor forma de fazer mudinhas dessa linda árvore para plantá-las em casa ou onde quiser. Portanto, se você está curioso e com vontade de ter seu próprio ipê em casa, continue nos acompanhando logo abaixo!

Leia mais: Aprenda a cultivar ora-pro-nóbis em vaso e veja os benefícios da planta

fazer mudas de ipê roxo
Saiba como fazer mudas de ipê roxo de forma simples | Canva

Saiba como fazer mudas de ipê roxo de forma simples

A princípio, você pode escolher dois métodos eficazes de fazer mudas de ipê roxo: através das sementes e através da estaquia, com um galho de árvore. Ambas as formas são relativamente simples, mas a da semente costuma ser mais demorada. Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir um galho de uma árvore específica, certo? Então vamos lá!

Prepare o substrato

Primeiramente, é bom preparar o substrato que você vai utilizar em qualquer uma dessas etapas – além da do plantio, pois as condições do solo não mudarão. Para isso, utilize terra vegetal de qualidade e misture um pouco de adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco curtido. É bom que o substrato fique meio úmido antes de plantar sua muda.

Método de estaquia

Antes de tudo, você precisa escolher um galho bom, que tenha cerca de 15cm e que não esteja muito fino, especialmente na ponta. Isso porque os galhos que vão afinando geralmente não brotam com facilidade. Na base do galho, com ajuda de um estilete, faça um corte diagonal. Isso vai garantir que o galho tenha mais contato com a terra e receba mais nutrientes.

Em seguida, pegue um recipiente com água e coloque um enraizador da sua escolha: é ali onde o galho deve ficar de molho por alguns minutinhos, pois ele ajuda no brotamento. Após um tempo, escolha outro recipiente para colocar o substrato e espete o galho lá até que enraize, aí você pode transplantá-lo para onde quiser.

Através das sementes

Por fim, para fazer esse processo com as sementes, você precisa comprá-las e logo deixá-las de molho num pote com água para que fiquem hidratadas. Para isso, espere cerca de dois dias, que é o tempo que leva para que elas comecem a brotar. Depois disso, passe-as para outro recipiente, que contenha furinhos embaixo para ajudar na drenagem. Em cerca de duas semanas estarão prontas. Viu como é fácil fazer mudas de ipê roxo?

Leia mais: Confira a melhor forma de cultivar cravo-da-índia em vaso hoje mesmo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.