Como fazer mudas do pequi, siga o passo a passo, simples e eficaz

Veja como fazer mudas facilmente!

0

Hoje, 26 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como fazer mudas do pequi para ter em casa esse delicioso fruto. Portanto, se você é fã dessa planta e quer tê-la em casa para aproveitar seus benefícios, a hora de aprender a plantá-la é agora!

A princípio, o pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, que é bastante comum na comida típica dos povos que se desenvolvem na área. Além de servir de condimento, ele ainda gera conservas e até um óleo que atua como azeite. Quer plantar em casa? Então confira nossas dicas logo abaixo!

Leia mais: Viver de apicultura é possível? Aprenda os primeiros passos para viver do mel da abelha, confira

mudas do pequi
Saiba como fazer mudas do pequi facilmente | Canva

Saiba como fazer mudas do pequi facilmente

Antes de mais nada, você precisará de uma semente de pequi para fazer a mudinha. Para isso, encontre um fruto que esteja saudável e, preferencialmente, maduro. Como o pequi é uma fruta meio difícil de lidar, o processo para tirar a polpa funciona da seguinte forma: pegue um recipiente e deixe  fruta mergulhada em água por 24h.

Com isso, ela ficará bem macia e você poderá remover toda ela, deixando somente a semente. Em seguida, deixe a semente descansando em um local ameno por dois dias, que é o tempo que vai precisar para secar totalmente. A partir disso, basta plantá-la no solo, que mostraremos como deve ser a seguir.

Solo ideal para plantio

Ademais, você deve preparar corretamente o solo para planto de pequi, caso já não tenha o ideal por aí. O correto é que seja terra vegetal misturado a cerca de 40% de terra bem argilosa, mas que não seja arenosa. Isso é importante para simular o solo original de onde a fruta nasce, que é o cerrado. Uma informação bacana é que você pode plantá-lo diretamente no solo ou em um vaso, que tenha, pelo menos, 50L e seja furado para escorrer água.

Como devem ser as regas?

Além de todos os cuidados, o ideal é que, no começo, você regue o pequi entre três a duas vezes por dia, pois ele precisa de bastante água para sobreviver. Conforme a semente brota e vira muda (o que pode acontecer em até 50 dias, em média), é bom diminuir essa frequência, pois a doença mais comum da planta é o apodrecimento as raízes devido ao encharcamento do solo.

Iluminação ideal para fazer fazer mudas do pequi

Por fim, devido ao seu local de origem, é comum que a fruta goste bastante de Sol direto. Dessa forma, evite deixá-la em ambientes de meia-sombra ou embaixo de árvores maiores que possam tampar a iluminação solar. Com isso, você terá feito mudas do pequi facilmente e pode continuar os cuidados básicos até que ele cresça bem.

Leia mais: Veja como é o método eficaz para preparar o solo ideal para o plantio de soja, acabe todas sua…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.