Como fazer para cultivar alface e rúcula sem segredos? Confira as melhores dicas

Tenha uma alimentação melhor com estas plantações!

0

Hoje, 09 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te auxiliar na hora de cultivar alface e rúcula. Estas duas hortaliças são muito famosas nos mais diversos tipos de salada, não é verdade? Mas e nas horas que você quer algo prático e acessível, e não tem nada em casa? Bom, a solução é simples: cultive as suas!

Por isso, na matéria de hoje, nós vamos te ajudar nesta plantação com dicas simplificadas que servirão não apenas para alface e rúcula, mas para diversas hortaliças. Gostou da ideia e ficou curioso? Então leia mais e não perca tempo tendo que sair de casa para garantir sua verdura!

Leia mais:

Como fazer para cultivar alface e rúcula sem segredos? Confira as melhores dicas
Como fazer para cultivar alface e rúcula sem segredos? Confira as melhores dicas – Pixabay

Cultivar alface e rúcula, será que é difícil?

Primeiramente, já te adiantamos que não! Ao cultivar alface e rúcula, você consegue aplicar estas técnicas para as mais diversas hortaliças. E, o melhor de tudo, você conseguirá manter uma alimentação mais saudável, pois terá tudo de fácil acesso. Além disso, as hortaliças são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, então sua saúde também agradece! Confira abaixo as melhores dicas e arrase nas plantações.

Descubra os melhores truques 

Não comece em grandes espaços 

Nesse sentido, para que você não corra o risco de ter prejuízos, não recomendamos que comece em grandes espaços. As hortaliças, apesar de fácil cultivo, são sensíveis e tendem a ter uma boa propagação de volume. Ou seja, se você é um iniciante, deve começar em menores espaços para conseguir dimensionar melhor os cuidados e captar melhor o que cada verdura, como é o caso de cultivar alface e rúcula, estão precisando.

Tenha cuidado com o clima

Dessa forma, uma outra dica é observar o clima. Geralmente, as hortaliças preferem um clima mais ameno, inclusive para não queimar as folhas. A alface e rúcula gostam de temperaturas até 24 graus. Contudo, você consegue facilmente plantá-las em locais de temperaturas mais intensas. Basta que você tome mais cuidado com as irrigações, não deixando o solo encharcado, mas não esperando chegar a fase da secura.

Saiba o jeito certo de mantê-las 

Sendo assim, um outro ponto é a adubação. Pelo menos uma vez ao mês, ao cultivar alface e rúcula e as demais, você deve nutrir o solo com húmus de minhoca e compostagens orgânicas. Este passo é extremamente importante para que as folhosas fiquem volumosas, saborosas e resistentes.

Estude cada espécie 

Por fim, uma dica super importante é sobre cada espécie! Por exemplo, nós sabemos que a rúcula e a alface são semelhantes em cuidados, gostando de solos irrigados, luz solar direta, mas amena, etc. Porém algumas espécies podem ser totalmente diferentes. Então, caso você queira fazer um mix de folhas, nós aconselhamos grandemente que você procure saber sobre as variedades. Inclusive, a própria alface é bem variada!

Viu só? Não são cuidados difíceis! Depois de um bom planejamento e de um breve estudo sobre cada uma, sua vida ficará muito mais fácil! Você já tem uma horta em casa ou gostaria de ter? Nos conte nos comentários se você gostaria de cultivar alface e rúcula !

Continue lendo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.