Como fazer para recuperar solo degradado por erosão, veja alternativas de recuperação

Aprenda hoje mesmo dicas simples que irão melhorar o seu solo!

0

Você, com certeza, já passou pela situação de ter um solo degradado, mas que tinha vontade de recuperá-lo, não é mesmo? Mas e se você pudesse aprender a recuperar solo degradado por erosão? Com dicas simples, mas eficazes, você pode ter aquele solo de volta sem tantas dificuldades. Afinal, estas situações são comuns, então como contorná-las? É isso que nós iremos te ensinar!

Por isso, hoje, 27 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a entender melhor sobre o assunto e daremos várias dicas para que você ponha em prática hoje mesmo. Assim, continue lendo e não perca as novidades diárias do nosso blog. Bora lá?

Leia mais: Veja como plantar zamioculca em vaso com essas dicas fáceis e rápidas

Como fazer para recuperar solo degradado por erosão, veja alternativas de recuperação
Como fazer para recuperar solo degradado por erosão, veja alternativas de recuperação – Canva Pro

Como recuperar solo degradado por erosão?

Nesse sentido, saiba que alguns fatores, como a erosão, compactação e salinização, podem acontecer não somente pela ação humana, como também pelas chuvas e fenômenos naturais. Segundo os dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), juntamente com a Embrapa, 33% das terras já estão em estágio de degradação. Muita coisa, não acha? Assim, é importante saber como recuperar solo degradado por erosão, por exemplo, para que você tenha um plano B e não saia no prejuízo. Logo, veja abaixo algumas dicas práticas.

Dicas para recuperar o solo

Primeiramente, a rotação de culturas é uma opção amplamente utilizada no mundo da agricultura e manejo de terras. Isso porque, ao fazê-la, você evita o desgaste nutricional do solo e promove a permutação da fertilidade do solo, por exemplo. Escolha a rotação de cultura de acordo com o solo, clima e a sua mão de obra.

Em seguida, um outro tópico importante e que faz a diferença é o reflorestamento. Ele ajuda em vários pontos e, quando se trata de recuperação de solo, é muito bem-vindo. A formação de florestas é capaz de proteger o solo e trazer a sustentação que foi perdida com o tempo.

Controlar pragas é essencial. Dessa forma, o MIP – Manejo Integrado de Pragas – é uma ótima ideia. Isso significa que você irá controlar as visitas indesejadas por meio mais naturais e que evita a utilização de fertilizantes mais fortes. Além disso, caso estes sejam mal usados, as pragas se tornam mais fortes. Logo, a ideia MIP é bastante benéfica.

Por fim, a última dica de ouro para recuperar solo degradado por erosão é fazer o descarte correto de embalagens. Quando os estas são jogadas nos cursos hídricos, podem contaminar este local e impedir que ele chegue ao solo necessário. Sendo assim, após o uso, devem ser lavados e descartados da forma correta. Viu só? De forma prática e objetiva é possível mudar o futuro do seu solo!

Continue lendo: Aprenda a cultivar dinheiro-em-penca de uma forma simples e eficiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.