Hoje, 05 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos falar um pouco sobre o GPS agrícola e sua funções. Dessa forma, se você tem curiosidade para saber sobre esse produto e tudo em que a tecnologia tem contribuído no mundo agro, não deixe de conferir logo abaixo!
A princípio, na agricultura existem diversos dispositivos que podem ajudar a otimizar o tempo de serviço e a facilidade de trabalho. A tecnologia tem avançado cada vez mais com esse propósito e fazer uso dela é mais que uma realidade hoje em dia: tornou-se uma necessidade. Veja abaixo tudo sobre esse tópico!
Leia mais: Saiba como plantar açaí com esse método simples
Entenda o que é o GPS agrícola
Assim como um GPS normal (aqueles que utilizamos em carros e até celulares), o GPS agrícola serve para fazer o monitoramento de uma área. No caso, esse produto específico ainda possui outras funções, como por exemplo:
- Monitorar veículos (como trator, cultivador), equipamentos (como semeadoras, subsoladores) e até funcionários;
- Realiza a medição de áreas e determina coordenadas;
- Armazena dados importantes, como localizações específicas;
- Cria mapas do terreno onde se cultiva para otimizar a navegação pelo local etc.
Tudo isso, é claro, sempre com grande precisão e eficiência. Dessa forma, é um equipamento de ponta bastante útil para quem trabalha na área, pois facilita bastante o serviço do produtor.
Benefícios de utilizar no dia a dia
Por fim, através dos dados que o GPS gera, é possível planejar de forma mais concisa quais as necessidades de um serviço e como fazê-lo. Inclusive, fica mais fácil determinar quando alguma atividade deve ser realizada, o que a torna mais precisa e econômica. Isso ajuda a diminuir perdas, por exemplo, e um maior controle sobre o que funciona bem ou precisa de melhorias.
Além disso, através do monitoramento de veículos e equipamentos, esse dispositivo ajuda a evitar furtos. Além disso, diminui a procura por eles no ambiente. Isso causa uma diminuição da perda de produtividade e aumenta a segurança.
Ademais, com o GPS Agrícola, o produtor consegue estudar melhor a variabilidade de um determinado solo e para qual tipo de cultura ele é melhor. Inclusive, ao utilizá-lo nas máquina agrícolas, o produtor garante uma pulverização de maior qualidade. Isso porque atinge espaços específicos, além de uma redução da redundância do trajeto das máquinas. Ou seja, é uma mão na roda!
Leia mais: Saiba o que é o sistema ID Agro e como ele funciona