Saiba o que é o sistema ID Agro e como ele funciona

Confira hoje mesmo tudo sobre esta tendência!

0

Hoje, 02 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro Tech, da Agrorural.net, vamos te explicar melhor sobre um termo que vem dando o que falar atualmente, o famoso sistema ID Agro. Muitos conhecem, outros só escutam falar e muitos não fazem ideia do que seja este sistema. No entanto, independente de qual grupo você está, saiba que nós iremos te orientar.

A tecnologia está cada vez mais presente nos mais diversos âmbitos sociais, especialmente quando se trata de manejos agrícolas. Com isso, é muito importante estarmos por dentro dos principais fatos nesta área para não ficarmos para trás em conteúdo e informação. Por isso, se eu fosse você, lia a matéria até o final e ficava de olho!

Leia mais: Embrapa apresenta nova variedade de soja Xtend que impressiona produtores rurais com…

Sistema ID Agro, saiba mais!

Em primeiro lugar, nós vamos te explicar o que é este sistema ID Agro! Ele consiste, basicamente, em ser uma plataforma 100% digital capaz de proporcionar ao setor agropecuário o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas. Além disso, não há custo para este documento oficial que possibilita a unidade de informações. Ou seja, muito prático para o produtor, não acha?

Segundo o IBGE de 2017, existem 1.229.907 tratores em 734.280 estabelecimentos agropecuários no Brasil. Portanto, este sistema abrange todos os setores da agricultura e pecuária. Com isto, este registro assegura uma maior tranquilidade aos produtores no quesito transitar com o trator em via pública, por exemplo.

Como funciona?

Desse modo, de acordo com o o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, os registros são feitos por meio das concessionárias. Nesse sentido, quando há a necessidade de realizar um novo registro na plataforma ID Agro, no caso de veículos novos, a concessionária consultará o nº de série/chassi na base de dados das montadoras para comprovar, então, a existência do pré-cadastro e analisar a nota fiscal do produto em questão. Sendo assim, estando o bem pré-cadastrado pela montadora, bem como a nota fiscal válida, o registro é feito no mesmo momento. No caso de tratores antigos, eles também podem ser cadastrados sem dificuldades!

ID Agro e como ele funciona - Reprodução site oficial:  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
ID Agro e como ele funciona – Reprodução site oficial: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Viu só? Em poucos minutos você entendeu melhor o processo do sistema ID Agro e conseguiu ficar por dentro deste mundo Agro Tech! Mande para os amigos a novidade e não deixe de acompanhar mais posts!

Continue lendo: Saiba qual é o maior estado do Brasil considerado o rei do gado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.