Como plantar batata em vaso: o artigo mais completo que você vai ver

Saiba como ter batatas sempre que quiser!

0

Hoje, 10 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar batata em vaso e colher o tubérculo sempre que tiver vontade! Portanto, se está curioso para ver as dicas, continue nos acompanhando.

A princípio, existem diversos tipos de batatas populares no Brasil: caesar, ágata, asterix, monalisa etc. Cada uma serve a um propósito (como fritar, assar ou cozinhar, por exemplo), mas todas podem ser cultivadas em casa. Melhor ainda, você pode plantá-las em vasos! Então, vamos às dicas.

Leia mais: Segredo revelado de como fazer as sementes germinarem com qualidade

plantar batata em vaso
Veja como plantar batata em vaso com dicas simples! | Canva

Veja como plantar batata em vaso com dicas simples!

A princípio, por se tratar de um tubérculo (portanto, uma raiz), é bom que você escolha qual ou quais batatas quer plantar. Isso porque a semente são os próprios tubérculos, portanto, qualquer uma que você comprar vai servir para plantar, contanto que esteja saudável.

Ou seja, se perceber que a batata tem algum corte, partes apodrecidas ou molengas, é melhor não usar. Dito isso, basta deixá-las quietinhas por uns dois meses até que comecem a brotar. Depois desse período, com brotos grandes, chega a hora de plantar.

É só cortar as batatas em cubinhos, separando os brotos, para que ela não compitam entre si na hora de crescer. Aliás, é bom deixar elas descansado por uns dois dias antes de plantar, até que os cortes cicatrizem. Uma dica para acelerar o processo é passar canela em pó nos machucados, pois acelera a cicatrização.

Qual vaso escolher?

Antes de tudo, o vaso ideal deve ser bem grande e fundo, já que elas vão se desenvolver dentro do solo. Entretanto, há um diferencial aqui: ao invés de um só, você deve utilizar dois vasos, um por dentro do outro. O de dentro deve ser vazado por dois motivos:

  1. Você precisa conseguir visualizar o crescimento dos tubérculos;
  2. Facilita (e muito) a colheita, já que você não vai precisar ficar cavocando a terra.

O segundo balde vai segurar duro e não deixar que a terra e as batatas caiam. Ademais, a dica é escolher um vaso que seja 30×30.

Misturando a terra perfeita

Em seguida, o solo é de extrema importância, já que as sementes precisam de uma riqueza de matéria orgânica e ambiente fértil. Por isso, misture terra orgânica com esterco bovino (ou húmus) e, para dar uma fortalecida, coloque cascas de ovos triturados no meio. Algo que pode ajudar são cinzas de carvão ou de madeira, que contém muitos minerais, fósforo, dentre outros. Ademais, basta plantar as batatas no meio da terra.

Como é a rega?

A rega não tem segredo: abundante, mas não exagerada para não causar apodrecimento. Dito isso, é bom manter o solo sempre úmido, mas drenado. A dica é fazer muitos furinhos no fundo do vaso e, quando regar, não exagerar na dose.

Iluminação ideal

Embora gostem muito de luz direta, as batatas preferem climas mais amenos. Dessa forma, uma dica é plantar durante as estações mais frias e deixar que peguem Sol diretamente, enquanto também estão em contato com os ventos.

Quando posso colher?

Por fim, depois de tanto trabalho, para saber quando colher é só observar as folhas: se elas estiverem florindo e amareladas, é sinal que as batatas já estão prontas para a coleta. Felizmente, com a ajuda do vaso certo, fica mais fácil observar quando isso é possível.

Viu como é simples plantar batata em vaso? Agora é sua vez de testar e contar para nós como foi!

Leia mais: Aprenda a como cultivar pimentão invertido em garrafa pet com este método

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.