Como plantar cupuaçu: dicas essenciais para uma boa produção

Tenha sempre esse delicioso fruto em casa!

0

Hoje, 11 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar cupuaçu com um método eficiente e simples para ter uma produção boa. Então, se você é fã desse fruto que conquistou o país todo, é bom não perder as dicas que vamos te passar agora mesmo!

Antes de mais nada, é bom ressaltar que o cupuaçu é um fruto 100% brasileiro, nativo da bela floresta Amazônica, nosso tesouro nacional. Aliás, ele é tipo um primo distante do cacau, o que torna sua história ainda mais interessante! Quer saber como cultivar? Veja logo abaixo.

Leia mais: Saiba como plantar orégano em vaso utilizando esses conselhos

plantar cupuaçu
Saiba como plantar cupuaçu com esse método! | Canva

Saiba como plantar cupuaçu com esse método!

A princípio, plantar cupuaçu não é uma tarefa muito difícil, já que é uma planta rústica e autossuficiente. Então seu trabalho maior vai ser inicial, para encontrar ou produzir uma mudinha.

Se você vai fazer isso a partir da semente, vai ter que separá-las do fruto, limpá-las e deixá-las secando em um lugar onde não bata Sol. Por fim, plante em um vasinho com areia limpa, que você deve ir regando até que apareça o broto. Agora, se for a partir da muda, basta seguir adiante com as dicas.

Como deve ser o solo?

Essa parte é mais complicada e requer atenção, tudo bem? O substrato perfeito para o cupuaçu contém areia (a recomendação é que seja areia de rio, mas também pode ser a comum), adubo orgânico ou de composteira e terra. Primeiramente, a areia deve forrar o local do plantio, enquanto que o restante vai envolver a mudinha. Para isso, cave uma cova de 40cm de profundidade e 40cm de largura.

Posso regar todos os dias?

O caso aqui é simples, assim como a maioria das plantas: água o suficiente para manter o solo úmido, mas não exageradamente, de modo que ele fique encharcado. Regue pelas manhãs e, nos dias seguintes, você sempre poderá regar novamente, já que o solo terá tempo suficiente para secar.

Muita ou pouca luz do Sol?

Por fim, na natureza o cupuaçu habita a floresta, que tem clima úmido, mas pouca incidência de Sol. Por isso, é bom que você deixe sua árvore em um local de sombra. Normalmente, quando plantado em longa escala, o produtores plantam o cupuaçuzeiro junto do açaizeiro ou outras árvores de Sol pleno, pois assim elas protegem o cupuaçu da iluminação direta.

Pronto, agora você já sabe como plantar cupuaçu! O que achou das dicas?

Leia mais: Como plantar uma Monstera Gigante no quarto: dica exclusiva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.