Saiba como plantar orégano em vaso utilizando esses conselhos

Saiba como ter esse delicioso tempero fresquinho!

0

Hoje, 09 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ensinar a plantar orégano em vaso para ter esse tempero delicioso sempre fresquinho em casa! Ficou curioso, não é? Então confira nossas dicas logo abaixo!

O orégano é, por si só, um tempero muito querido pelos brasileiros. Afinal, quem não curte salpicá-lo na pizza u em outros pratos com queijo? Além disso, ele dá todo um toque especial em molhos. Agora, além de delicioso quando usado para tempero, os galhos da plantinha também têm um cheiro maravilhoso e elas costumam ser fáceis de cuidar. Veja abaixo nossas dicas!

Leia mais: Como cuidar de orquídea no vaso: técnica simples e prática

plantar orégano em vaso
Veja algumas dicas para plantar orégano em vaso! | Canva

Veja algumas dicas para plantar orégano em vaso!

Antes de mais nada, é bom saber que existem duas formas de gerar mudinhas para plantar o orégano: através das sementes, com germinação, e da estaquia. Portanto, vamos ensinar das duas formas para que você escolha o que for mais fácil para você, combinado?

Fazendo mudinhas através das sementes

Primeiramente, saiba que o método das sementes pode ser mais demorado, porque elas precisam de tempo e paciência para germinar. Dito isso, não é todo mundo que consegue arrumar uma mudinha de orégano, então é bom apelar para esse método.

A princípio, cada uma das sementes do orégano pode gerar uma muda, então é bom plantar apenas umas três no mesmo lugar, ok? Conforme forem crescendo, escolha a mudinha que for mais forte para dar sequência ao cultivo. A terra, nesse período, deve estar úmida sempre. Assim, dentro de 15 dias você terá mudinhas prontas para o transplante (ou você pode plantar direto onde elas vão ficar definitivamente).

Prefiro o método de estaquia!

Então você escolher a forma mais simples! para isso, basta retirar um dos ramos de um pé já estabelecido, removendo a maior parte das folhas, só deixando as que estiverem mais próximas da raiz. Feito isso, coloque a muda em um copo com água e deixe que ela cresça até que você possa plantá-la de vez. Ah, é bom trocar a água a cada 3 dias para evitar que fique parada ou podre!

Levando ao solo

Por se tratar de uma planta perene (ou seja, que dura bastante), é bom oferecer a ela um solo do jeitinho que ela gosta: drenável e muito rico em nutrientes. Apesar de conseguir crescer em solos mais pobres, o que vai determinar que sua planta dê muitas folhas e fique enorme é como você cuida dela. O vaso, aliás, pode ser médio, com furinhos embaixo.

Além disso, é bom sempre deixar o solo úmido, pelo menos enquanto ela estiver crescendo. A dica aqui é regá-la no comecinho do dia, assim a terra vai ter tempo para ir secando conforme fica mais tarde. Depois que ela se desenvolve, não tem muito problema deixar o solo mais seco.

Pegando um solzinho

Tempero que é tempero adora um contato direto com o Sol e, quanto mais luz, mais cheiroso tende a ficar! Dessa forma, invista em um local com muita incidência de luz solar ao plantar orégano em vaso. A temperatura, por sua vez, também deve ser mais alta, já que climas frios não são muito a preferência da planta.  Pronto, agora você já sabe como ter orégano em casa!

Leia mais: Como cuidar da rosa do deserto no vaso com essa técnica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.