Como cuidar de orquídea no vaso: técnica simples e prática

Saiba mais sobre como ter orquídeas saudáveis em vasos!

0

Hoje, 07 de abril, nós da Casa e Jardim, do Agrorural.net, vamos te mostrar como cuidar de orquídea no vaso para ter uma flor sempre saudável e, claro, belíssima! Por isso, continue acompanhando nosso conteúdo e fique por dentro de tudo!

A princípio, as orquídeas fazem parte de uma das maiores famílias de flores que existem. Exatamente por isso possuem tantas formas e cores variadas, o que faz com que conquistem mais admiradores a cada dia que passa. Quer saber como cuidar delas? Então vamos às dicas!

Leia mais: Como cultivar tomilho em vaso com essa dica infalível

cuidar de orquídea no vaso
Confira agora como cuidar de orquídea no vaso! | Canva

Confira agora como cuidar de orquídea no vaso!

Primeiramente, é preciso escolher o tipo se vaso que você vai querer utilizar para cuidar das suas flores. Isso porque o ideal é que ele seja bem arejado, já que essas plantas não curtem muita umidade. Por isso, é bom escolher preferencialmente um vaso que seja bem drenável, como os de barro, que costumam sugar a água.

Entretanto, os vasos de plástico também podem servir, contanto que tenham muitos (muitos mesmo!) furinhos. Por isso, faça mais furos nas laterais do vaso, se for de plástico, para que as raízes da sua orquídea possam respirar. Aliás, existem vasos próprios para isso, parecidos com cestas.

Qual o melhor solo para isso?

Na natureza, as orquídeas habitam os solos que contém muitos materiais orgânicos, como o húmus ou locais com maior incidência de folhas caídas. Isso porque, conforme se decompõe, as folhas servem de adubo natural. E, olha, elas adoram! Portanto, é bom oferecer um solo bem rico para que elas fiquem bem nutridas e saudáveis.

Dessa forma, misture um bom adubo próprio para orquídeas em terra orgânica e certifique-se de colocar no fundo dos vasos alguns componentes drenáveis. Por exemplo, o musgo, cascas de árvore (as favoritas das flores) e pinus podem ser grandes aliados nesse processo.

E as regas, como devem ser?

Depois de toda a preocupação com solo e vaso drenáveis, dá para imaginar que elas não são muito fãs de água em excesso, certo? Por esse motivo, é bom regar suas orquídeas apenas uma vez por semana ou, em climas muito quentes, quando o solo estiver muito seco.

Por isso, apalpe a terra com o dedo ou utilize um palito de sorvete/churrasco: se qualquer um desses sair sujo depois desse contato, é porque a terra está úmida, então não precisa regar. Do contrário, regue diretamente no solo até que a água escorra bem.

O sol faz bem para elas?

Assim como suas colegas na natureza, as plantinhas não gostam de muita luz solar direta. Isso porque, normalmente, elas ficam embaixo da copa das árvores, onde pouca luz costuma entrar. Nesse sentido, para cuidar de orquídea no vaso é bom deixá-las em ambientes de meia luz, mas não na completa escuridão. Embora sejam sensíveis, orquídeas são flores simples de cuidar quando colocamos carinho nesse trato. Boa sorte!

Leia mais: Como fazer um regador com garrafa pet utilizando essa dica prática

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.