Como plantar orquídea em árvore: é mais simples do que imagina, veja!

Saiba como ter essa linda planta em árvore!

0

Hoje, 18 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como plantar orquídea em árvore. Portanto, se você quer aprender a deixar sua planta em um local lindo, mas também muito semelhante ao seu habitat natural, confira nossas dicas e arrase!

Existem diversos tipos de orquídeas – aliás, essa é a maior família de flores existente. Dessa forma, algumas possuem necessidades diferentes das outras e, algumas delas, são espécies que naturalmente crescem apoiadas em troncos de árvore. Quer saber como plantar a sua dessa forma? Veja nossas dicas abaixo!

Leia mais: Dicas de como plantar orquídeas em troncos

plantar orquídea em arvore
Confira nossas dicas para plantar orquídea em árvore | Canva

Confira nossas dicas para plantar orquídea em árvore

Antes de mais nada, é bom conferir se a sua orquídea é do tipo que pode ser cultivada nesse ambiente ou se é exclusivamente de solo. No caso, trata-se de orquídeas epífitas: antes de plantar a sua, pesquise por espécies desse gênero em floriculturas ou na internet.

Partindo para a parte prática, esse método de plantio é muito mais simples do que você imagina. Basta que você escolha uma orquídea de sua preferência e segure-a com as raízes encostadas no tronco da árvore. Em seguida, envolva as raízes da planta com um fitilho (melhor do que barbante, pois não machucará sua flor) em volta da árvore para amarrá-las uma à outra. Depois disso, é só seguir com os cuidados básicos.

Como realizar as regas

Agora que você “plantou” sua orquídea no tronco de uma árvore, é provável que ela fique em um ambiente externo que está sujeito à mudanças de clima e ação do tempo de forma natural. Essa é a maneira mais fiel de cultivar uma orquídea desse tipo, muito semelhante à forma como ela ocorre na natureza. Por isso, saiba que o papel da irrigação será feito também naturalmente.

Quando chove, a água se choca com os troncos das árvores e escorrem por toda sua extensão, acertando as raízes das orquídeas no processo. Assim, você pode perceber que elas recebem pouca irrigação, o que faz com que não sejam fãs de rega regulares ou exageradas. Além disso, o tronco da árvore ainda ajuda na absorção da água, o que faz com que a orquídea receba bem pouquinha.

Você pode deixar com que ela receba irrigação natural sozinha ou pode ajudá-la, em épocas mais quentes, irrigando diretamente no tronco, para que a água escorra para a planta. Além disso, se usar esse método, lembre-se de borrifar água nas flores e folhas também.

E em relação à iluminação?

Por fim, por ficar na base das árvores na natureza, as orquídeas recebem pouquíssima luz, já que os galhos das árvores tampas a maior parte deles. Portanto, ao plantar orquídea em árvore garanta que ela estará presa em uma que deixe apenas o acesso de uma sombra parcial chegar à flor.

Leia mais: Como plantar mini margaridas: flores lindas e saudáveis o ano inteiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.