Como plantar pinhão: siga essas dicas essenciais

Saiba tudo sobre o plantio dessa delícia!

0

Que tal plantar pinhão para colher suas próprias sementes? Consumido por diversas pessoas nas regiões Sul e Sudeste do país, trata-se de um alimento saboroso que se pode consumir tanto cru quanto em receitas. Aliás, sua proliferação se dá quando ele abre, sozinho, sua casca: também é dessa forma que se deve consumi-lo, removendo a casca dura.

Hoje, 27 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode plantar sua própria araucária para colher pinhões. Portanto, se você é apaixonado por esse alimento, não deixe de conferir nosso passo a passo logo abaixo! Garantimos que vale a pena.

Leia mais: Confira agora como plantar pimenta biquinho com este guia específico

plantar pinhão
Veja qual a melhor maneira de plantar pinhão | Pixabay

Veja qual a melhor maneira de plantar pinhão

Ante de tudo, você precisa conseguir um pinhão que esteja bonito e saudável, observando se ele está bem redondinho e sem machucados, com a casca lustrosa. A partir disso, você vai precisar hidratá-lo, colocando-o em um recipiente com água por, pelo menos, 24h. Esse processo é importante para que a semente consiga sair da casca, além de brotar mais rápido.

Preparando o solo adequadamente

Ademais, as araucárias crescem em solos arenosos, permeáveis e bastante profundos, por isso se desenvolvem bem nas regiões Sul/Sudeste. Assim, garanta que a terra onde você plantará suas sementes de pinhão sejam dessa forma, mas aproveite para remexê-la e adicionar húmus de minhoca ou esterco.

Aliás, é importante que seja um espaço grande, pois as árvores costumam crescer bem: até impressionantes 50m! A partir disso, basta cavar buracos fundos e colocar os pinhões deitados horizontalmente, antes de cobrir com mais terra. Outrossim, a dica é plantar mais de uma árvore, porque só as fêmeas produzem pinhão, então os machos não serão úteis caso você queira as sementes.

Frequência de regas e iluminação do Sol

Por fim, como as araucárias adoram um clima subtropical, você precisa plantar pinhão em um local de Sol pleno, mas que também tenha meia-sombra no período da tarde. Aliás, locais úmidos são excelentes para que elas cresçam bastante. Em relação às regas, faça uma vez por semana, somente para umedecer bem o solo, com água abundante. Entretanto, não mais do que isso, pois elas não suportam ter as raízes encharcadas.

Leia mais: Saiba como identificar falta de nutrientes no pé de mamão, dicas que podem te ajudar, veja

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.