Como preparar um canteiro de horta barato e eficaz para plantar alface crespa e lisa, veja

Saiba tudo sobre a prática!

0

Hoje, 24 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode plantar alface crespa e lisa preparando um canteiro de horta sem gastar muito. Dessa forma, se você quer saber como cultivar essas hortaliças, não deixe de nos acompanhar!

Existem diversos tipos de alfaces, especialmente por aqui, no Brasil. O consumo de várias delas não só é comum como o cultivo também é normal. Aliás, você pode plantar várias juntas sem problemas, apenas precisa se atentar às necessidades das plantas. Então vamos desvendar uma forma de fazer isso sem gastar muito!

Leia mais: Saiba como cultivar brotos de feijão de maneira fácil e dinâmica

plantar alface crespa e lisa
Saiba como plantar alface crespa e lisa em canteiro | Canva

Saiba como plantar alface crespa e lisa em canteiro

Antes de mais nada, existem diversas formas de preparar um canteiro de horta em casa sem gastar muito. Especialmente para as alfaces, que são hortaliças que não têm muitas exigências de plantio. Dessa forma, você pode optar pelos seguintes materiais:

  • Caixotes de madeira, aqueles de frutas, para fazer canteiros no chão;
  • Pallets de madeira para fazer uma horta vertical na parede;
  • Garrafas pet para fazer uma horta suspensa, também presa em parede;
  • Aproveitar um espaço de terra que você já tenha em casa.

Como você pode observar, são métodos fáceis e baratos, visto que você consegue encontrar caixotes e pallets de graça ou comprá-los por menos de R$10,00 em hortifrútis ou mercadões. As garrafas você pode aproveitar as de refrigerante tranquilamente.

Canteiro com caixotes

Primeiramente, consiga alguns caixotes para começar o plantio. Você pode pegar quantos quiser, dependendo do espaço que tiver em casa. Entretanto, é bom saber que você deverá colocá-los em um local de Sol pleno, pois as alfaces não podem ficar em ambientes sombreados.

Em seguida, forre os caixotes com um plástico, tipo os sacos de lixo grandes pretos ou azuis. Isso vai fazer com que a terra não escape pelos buracos dos caixotes, dando sustentação ao plantio. Por fim, você deve preparar o substrato ideal com terra vegetal e composto orgânico e preencher o caixote inteiro. Cada um comporta 4 cabeças de alface, que podem ser da lisa ou crespa, podendo até mesmo plantar as duas juntas.

Horta vertical com pallets

Para a horta vertical com pallets você vai precisar de alguns vasos largos para parafusar nas madeiras, isso porque os pallets são lisos. É, talvez, o método que vai gastar um pouco mais de dinheiro, mas que economiza espaço, podendo utilizá-lo para outras plantas. Além disso, é visualmente mais bonito e dá um ar diferente para o local.

Basta parafusar cerca de dois vasos por fileira nos pallets, que pode comportar até 6 deles, dependendo do tamanho. Cada vaso, dependendo do tamanho, pode ter de 2 a 4 mudas de alface para crescer bem. Por último, é só prender os pallets em uma parede que recebe bastante iluminação solar.

Garrafas pet para plantar alface crespa e lisa

Por fim, o método para plantar alface crespa e lisa que talvez seja o mais em conta e que ainda salva muito espaço de chão. Basta que você junte algumas garrafas pet, de preferência de 2L ou mais, e recorte um espaço quadrangular no meio delas, fazendo como se fosse um vaso. Amarre com barbante tanto a parte de trás quando a da frente (com o bico) para formar uma alça e pegue na parede.

Aqui, duas coisas são importantes: plante apenas 2 mudas de alface em cada um deles, de forma que eles tenham espaço para crescer. Além disso, lembre-se de fazer furinhos na parte debaixo das garrafas, para que a água não fique acumulada e possa escorrer. Pronto! Viu como é fácil?

Leia mais: Aprenda na prática a como cultivar Singônio: segredo revelado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.