Como saber o ponto de colheita do abacaxi? Veja os macetes dos grandes produtores e aprenda

Saiba tudo sobre a coleta!

0

Você sabe quando é ponto de colheita do abacaxi? O abacaxi, fruta símbolo de países tropicais, possui muitos aspectos curiosos a seu respeito. Começando, é claro, pela sua aparência, que é bem diferente das frutas convencionais. Aliás, ele também possui diversos benefícios para o corpo, especialmente quando consumimos no ponto certo.

Hoje, 07 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ensinar a identificar quando o abacaxi está pronto para colher. Portanto, se você ainda não sabe reconhecer os sinais que a fruta dá, indicando que está pronta, veja nossas dicas de ouro para não passar do tempo!

Leia mais: Como funciona um GPS agrícola? Veja as vantagens desse aparelho no campo

ponto de colheita do abacaxi
Descubra qual o ponto de colheita do abacaxi agora! | Canva

Descubra qual o ponto de colheita do abacaxi agora!

A princípio, se você plantou abacaxi e está receoso de perder o tempo de colheita ou retirar o fruto muito cedo, fique calmo. São três as principais épocas do ano em que ele dá frutos, mas a colheita em si só ocorre entre 18 e 12 meses após o plantio. Isso, aliás, vai depender da floração da planta. 

Dito isso, a melhor maneira de saber se o fruto está pronto é observando alguns sinais, como a coloração e a forma. Primeiramente, a fruta deve estar transacionando de um verde escuro para um amarelo dourado/alaranjado. Em seguida, deve apresentar um formato achatado, diferente de quando está crescendo. Essas são as características básicas.  

Ademais, para coletar a fruta é necessário um facão, com o qual se deve fazer um corte na haste abaixo do abacaxi, a cerca de 5cm de distância. Lembre-se de que, embora o ciclo de vida da planta seja longo, é importante remover umas mudinhas e replantá-las sempre após a colheita dos frutos. 

Dica extra: saiba quando o abacaxi está bom para comer!

Agora, se você colheu sua frutinha e está esperando o tempo certo para comê-la, existem algumas dicas para saber se ele está ou não no ponto. Isso porque, depois de colher, você ainda deve esperar mais um pouco até que ele amadureça totalmente. 

A primeira dica é observar se a fruta está dura ou macia apertando a casca. Se for o primeiro caso, muito provavelmente está boa. Isso, é claro, junto com a coloração, que deve estar mais alaranjada ou com um amarelo escuro. 

Entretanto, há ainda outra técnica: para isso, você vai ter que segurar uma das folhas da crista da fruta que sejam mais internas, não as da ponta. Em seguida, tente puxá-la e, se ela sair com facilidade, é porque o abacaxi está bem maduro. Aí, você pode se deliciar! 

Viu como é fácil saber o ponto de colheita do abacaxi? Esperamos ter ajudado!

Leia mais: Como cultivar a planta 11 horas, a flor mais querida da dona de casa, veja como é simples e barato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.