É possível o cultivo de uvas em climas mais quentes? Veja as possibilidades e seja um produtor, confira

Saiba a forma certa de plantá-las!

0

No Brasil existe, sim, cultivo de uvas em climas mais quentes. Inclusive, alguns dos estados que mais produzem são São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. O que todos esses lugares têm em comum além da produção? Em suma, o clima não é uma semelhança, já que no Nordeste faz calor, no Sul faz frio e o Sudeste possui uma mescla de climas. Dessa forma, saiba que é possível, sim, plantar em lugares quentes e nós vamos te dizer como.  

Hoje, 07 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como ocorre essa produção em larga escala. Portanto, se você está interessado em saber como isso ocorre para começar a produzir suas próprias uvas, não deixe de nos acompanhar logo abaixo!

Leia mais: Como saber se a laranja está realmente fresca e saudável: confira essas dicas e não caia no…

cultivo de uvas em climas mais quentes
O cultivo de uvas em climas mais quentes é possível? Veja como | Canva

O cultivo de uvas em climas mais quentes é possível? Veja como

Embora as uvas prefiram um clima específico (entre 15 e 30 ºC), ainda é possível cultivá-las em locais que ultrapassem esses números. Entretanto, a prática exige técnicas específicas, como adequação do solo, podas frequentes e no raleio em épocas corretas. 

Por exemplo, assim como ocorre no Vale do Jequitinhonha, o solo profundo é um dos diferenciais para o cultivo da fruta. Isso porque ele facilita a fixação da planta, o que torna mais fácil a transmissão de ingredientes do solo para os vinhedos. Além disso, a alternância do clima (de frio para quente e vice e versa) também contribui para uma manutenção natural, como vamos explicar a seguir.

Uma das soluções é o clima

Como explicamos anteriormente, o clima alternado pode ser uma das contribuições para que as uvas se desenvolvam. Isso porque, depois de um período de frio intenso, o calor ajuda a quebrar a dormência das plantas. Dessa forma, as parreiras ficam cheias de brotos, então a produção passa por um estímulo. 

Escolha a variação correta para plantio 

Por fim, algo que pode ajudar nessa questão é escolher a variedade de uva correta. No caso, a uva Vitória é a melhor recomendação, porque sobrevive bem em climas subtropicais e tropicais. Além disso, é muito resistente e rústica, o que ajuda no cultivo. Portanto, agora você sabe como é o cultivo de uvas em climas mais quentes

Leia mais: Como cultivar figo em vaso sem frescura, confira o método barato e eficaz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.