Confira o método simples para cultivar quiabo, veja os macetes ideais

Você não imaginava que seria tão simples!

0

Que tal cultivar quiabo em casa? Em síntese, o quiabo é um vegetal de origem africana, vindo lá da Etiópia, que é bastante popular no Brasil. Há várias formas de prepará-lo, visto que muitas pessoas gostam dele de jeitos diferentes: mais sequinho ou “babão”, como é popularmente conhecido.

Hoje, 17 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode fazer o cultivo do quiabeiro em casa de forma simples para colher esse delicioso alimento sempre fresquinho. Portanto, para saber mais, continue nos acompanhando e veja o passo a passo abaixo!

Leia mais: Entenda quais as diferenças entre as torras do café e escolha sua favorita

cultivar quiabo
Veja como cultivar quiabo de forma simples | Canva

Veja como cultivar quiabo de forma simples

Inicialmente, o quiabo é uma planta que não requer muitos cuidados para se desenvolver bem: basta o básico, assim como qualquer outra planta. Ele pode crescer até dois metros de altura, então é bom plantá-lo em um vaso de tamanho médio, para que ele não caia para o lado e tenha oportunidade de se desenvolver bem. Dito isso, saiba que até mesmo as folhas do quiabeiro podem ser aproveitadas, então cuide bem dele!

Antes de mais nada, você pode escolher comprar as sementes, as mudinhas ou retirar as sementes de algum quiabo que você já tenha. Para o último caso, só é bom garantir que o vegetal esteja fresco e sem machucados. Depois disso, coloque as sementes (seja as retiradas ou compradas) em um recipiente com água por 24 horas, pois elas precisam de hidratação antes do plantio.

Preparando o substrato

O substrato correto para cultivar quiabo é um que seja bem drenado, então é bom dar preferência para os que sejam argilosos. Contudo, você também pode fazer uma mistura de terra vegetal com outra parte igual de areia, adicionando algum adubo orgânico de sua preferência. Quando for plantar as sementes ou mudinhas, garanta um espaçamento de 30cm, pelo menos, entre uma e outra, ok?

Quanto devo regar?

As regas, por sua vez, vão depender do clima. Por exemplo, quando estiver muito quente, é bom regá-lo todos os dias, porque manter o solo úmido é importante. Entretanto, em períodos mais úmidos e frios, você pode deixar que o quiabo fique sem receber água por alguns dias. Apenas não exagere na quantidade de água, pois ele não gosta de encharcamentos.

E onde posso plantá-lo?

Por fim, esse é um vegetal acostumado a climas bem quentes, então é bom mantê-lo em um lugar onde ele possa ficar em uma temperatura acima de 20ºC. Em relação ao Sol, ele adora iluminação direta, mas é bom não exagerar: garanta que ele receba luz por algumas horas do dia, principalmente de manhã. A luz direta à tarde pode acabar queimando suas folhas, então evite, se possível. Viu como é simples cultivar quiabo em casa?

Leia mais: Aprenda a cultivar dinheiro-em-penca de uma forma simples e eficiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.