É por isso que as folhas da sua orquídea estão amarelas: saiba como salvar!

Saiba como resolver esse problema!

0

Hoje, 20 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar o motivo pelo qual as folhas da sua orquídea estão amarelas. Portanto, se você está enfrentando problemas como esse e quer saber como resolvê-los, não deixe de conferir nossas dicas!

As orquídeas são plantas relativamente simples de cuidar, mas, se você errar a mão em algum ponto, pode acabar prejudicando a saúde da flor. Entretanto, com o trato certo e atenção às necessidades da flor, você pode resolvê-los da mesma forma com que apareceram: rapidinho! Veja abaixo.

Leia mais: Saiba como cultivar pera utilizando esta dica simples e eficaz

folhas da sua orquídea estão amarelas
Entenda por quê folhas da sua orquídea estão amarelas | Canva

Entenda por quê folhas da sua orquídea estão amarelas

Na natureza, existem, basicamente, dois tipos de orquídeas: as que crescem no solo e as crescem em troncos de árvore. Em ambos os casos, é necessário simular muito bem as condições naturais as quais elas estão acostumadas se você pretende que o plantio dê certo. Geralmente, as folhas das orquídeas tendem a ficar amareladas por conta de um fator: excesso de irrigação.

No caso das flores que crescem em árvores, é comum que elas recebam menos água. Vamos imaginar esse cenário: quando chove, a água que vem do céu cai verticalmente na terra. Nesse caminho, ela pode bater em algumas superfícies e escorrer antes de chegar ao solo.

É o caso, por exemplo, de quando a água bate nos troncos de árvore. Nesse processo, muito dessa chuva que acerta os troncos é absorvida pela própria madeira, que tem um caráter alto de absorção. Uma outra parcela, entretanto, escorre, sendo responsável por irrigar as plantinhas que estão ali embaixo e, no caso das orquídeas, presas ao tronco.

Esse é o momento em que elas recebem água: quando ela escorre dos troncos e passam pelas raízes da flor, além, é claro, de atingir o caule, folhas e a flor propriamente dita das orquídeas. Depois de visualizar esse caso, deu para entender que é por isso que essas plantas não lidam muito bem com excesso de irrigação, não é?

Resolvendo o problema e outros cuidados

Dessa forma, existem duas formas simples de resolver o problema das folhas amareladas: diminuindo a frequência da rega, bem como a quantidade de água utilizada para isso. Caso sua orquídea esteja plantada em vasos, certifique-se que ele tenha muitos furos (inclusive dos lados, não somente embaixo), seja de um material drenável (como cerâmica ou barro) e que tenha uma camada de drenagem por baixo do substrato, como casca de pinus.

Tomando esses cuidados básicos, você conseguirá resolver, com o tempo, o problema da coloração das folhas. Além disso, é bom deixar sua planta em um local que não haja muita umidade. Com isso, agora você sabe o motivo pelo qual as folhas da sua orquídea estão amarelas e como resolver! Simples, não?

Leia mais: Como cultivar azaleias de forma simples e eficaz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.