Plantar Jatobá em casa é possível? Saiba agora mesmo

Você acha que é possível? Bom, leia a matéria e descubra agora mesmo!

0

Muito conhecida aqui no Brasil, a espécie intitulada como Jatobá possui sementes que servem para consumo em doces e farinhas, mas também para tintas. Além disso, suas folhas são ótimas para fazer chás, você sabia disso? Talvez você não ouça falar muito do fruto, mas a madeira, que é uma madeira de lei, sim, não é mesmo? Pois é bastante utilizada em nosso território. Assim, que tal aprender plantar jatobá?

Por isso, hoje, 23 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ensinar não apenas o cultivo, mas também como cuidar bem da sua plantinha e um truque especial para facilitar ainda mais o processo de germinação. Gostou? Então, venha conosco!

Leia mais: Quer saber como plantar Mulungu? Clique aqui e saiba agora

Plantar Jatobá em casa é possível? Saiba agora mesmo
Plantar Jatobá em casa é possível? Saiba agora mesmo – Imagem: Canva Pro

Como plantar jatobá?

Sendo assim, em primeiro lugar, caso você queira começar o processo de plantar jatobá a partir das sementes, vamos te dar uma diquinha de ouro, ensinada pelo próprio G1. Assim, comece limpando a semente com um pouco de água para tirar a polpa. Agora, para que germine mais fácil, você deve fazer uma raspagem na semente, mas tomando muito cuidado para não fazer o processo de forma descuidada e prejudicar o embrião.

O correto é fazer uma leve raspagem e que não seja em cima da cicatriz que está na semente, pois é nela que começará a brotar a radícula, a raiz principal. Logo, depois de raspar com cuidado, deixe de molho por 48 horas, trocando 4 vezes a água neste intervalo. Desse modo, depois que ela inchar, está pronta para o plantio. Inicie em uma sementeira e, quando o broto estiver com 15 cm, passe para o local definitivo.

Lembrando que jatobá é uma árvore bem grande, de quase 20 metros. Então, ou você deve ter um local ideal de plantio ou deve contratar um especialista em podas caso não tenha domínio. No caso do solo, escolha um substrato à base de esterco bovino, areia e uma boa terra, com a mesma proporção para as três medidas. Viu só que fácil? Se você iniciar por muda, basta enterrar o torrão da planta e manter os cuidados. Neste ponto, já pode ir direto ao local definitivo da plantação.

Por fim, depois de aprender melhor como plantar jatobá, é interessante que você saiba como cuidar para que o seu processo inteiro não seja perdido, não é mesmo? Portanto, veja algumas dicas interessantes logo abaixo!

  • A melhor época de plantio é no verão, segundo uma matéria do G1, publicado em janeiro de 2014;
  • O Sol nesta espécie deve ser pleno, visto que ela ama um bom verão. Assim, se possível, deixe-a exposta por, pelo menos, 6 horas por dia de uma boa luminosidade;
  • Sempre deixe o solo úmido, mas cuide para não ficar encharcado;
  • Quando os frutos já estiverem maduros, faça a colheita e, se possível, faça podas regularmente para que os galhos cresçam saudáveis.

E aí? Você imaginava que plantar jatobá e cuidar desta árvore seria fácil assim? Além das sementes, é possível usufruir muitas utilidades, como foi dito anteriormente. Conte nos comentários se você sabia tudo sobre esta espécie e, se não sabia, o que achou de conhecer mais! Até a próxima matéria com dicas e curiosidades incríveis!

Continue lendo: Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.