Qual o melhor substrato para as plantas? Confira estas dicas inéditas!
Você vai perceber que suas plantas ficarão ainda mais lindas!
Você tem um jardim lindo aí na sua casa, mas que poderia estar ainda melhor? Com plantas mais saudáveis? Bom, muito provavelmente o problema está no substrato que você fornece para suas plantinhas. Isso porque, muitos se enganam, mas o substrato não é o adubo, mas sim toda a junção do solo que irá forneces os melhores nutrientes para sua plantação e condições favoráveis de desenvolvimento. Ficou curioso para saber mais sobre como ter o melhor substrato?
Por isso, hoje, 22 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te orientar melhor sobre tais aspectos. Em poucos dias, aplicando as nossas técnicas, você verá como tudo ficará mais prático e bonito. Ah, e o melhor, sem gastar muito! Gostou? Então, continue lendo e aproveite tudo.
Leia mais:Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Qual melhor substrato para mudas?
Primeiramente, para saber qual é o melhor substrato para mudas, você deve entender o que a espécie mais gosta. Sendo assim, no caso das espécies que preferem um solo mais úmido, que retém melhor a umidade, a dica é investir em um substrato mais argiloso, isto é, duas partes de terra comum e duas partes de terra adubada, por exemplo. No entanto, no caso das plantinhas que preferem terrenos mais secos, o recomendado é um solo mais arenoso, ou seja, com areia misturada para ficar mais seco e “esfarelando”. Veja abaixo como você pode fazer o seu próprio substrato!
Continue lendo:Como fazer adubação de NPK correta para plantas frutíferas como os pés de abacate e acerola, confira
Como fazer o melhor substrato?
Dessa forma, para melhorar o seu cuidados com as plantas e, mesmo assim, não pesar as contas no final do mês, vamos te ensinar uma misturinha caseira prática! A princípio, separe um material que irá facilitar a drenagem da sua planta, pois o substrato envolve tudo, desde os pequenos detalhes até os nutrientes que serão repassados para sua planta. Assim, no caso da drenagem, podem ser britas, cascalhos ou argila expandida.
Além disso, é preciso ter uma boa matéria orgânica, porque as plantas absorvem melhor compostos orgânicos. Nós sempre aconselhamos algumas destas três opções baratinhas: húmus de minhoca, farinha de osso ou compostagem caseira feita a partir de cascas de alimentos. Se você quiser saber mais, clique aqui!
O grande segredo vem agora! Para fazer uma mistura ideal, sempre coloque o dobro de matéria orgânica para cada medida de terra comum, mas de boa qualidade. Contudo, quando o solo precisar ser mais seco, como citamos antes, basta que você acrescenta uma medida de areia. Com essa proporção, não tem erro!
E então? O que achou do melhor substrato? Você já sabia destas dicas? O que acha de hoje mesmo colocar em prática e depois vir contar o resultado para nós, aqui nos comentários? Estamos curiosos para saber o que você achou e suas impressões. Tenha um jardim lindo e bem cuidado com as dicas mais eficazes!
Veja aqui:Revelamos o segredo de como deixar sua Tulipeira saudável