Qual o melhor substrato para as plantas? Confira estas dicas inéditas!

Você vai perceber que suas plantas ficarão ainda mais lindas!

0

Você tem um jardim lindo aí na sua casa, mas que poderia estar ainda melhor? Com plantas mais saudáveis? Bom, muito provavelmente o problema está no substrato que você fornece para suas plantinhas. Isso porque, muitos se enganam, mas o substrato não é o adubo, mas sim toda a junção do solo que irá forneces os melhores nutrientes para sua plantação e condições favoráveis de desenvolvimento. Ficou curioso para saber mais sobre como ter o melhor substrato?

Por isso, hoje, 22 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te orientar melhor sobre tais aspectos. Em poucos dias, aplicando as nossas técnicas, você verá como tudo ficará mais prático e bonito. Ah, e o melhor, sem gastar muito! Gostou? Então, continue lendo e aproveite tudo.

Leia mais: Como fazer plantio de cana-de-açúcar, veja o passo a passo do plantio a colheita

Qual o melhor substrato para as plantas? Confira estas dicas inéditas!
Qual o melhor substrato para as plantas? Confira estas dicas inéditas! Reprodução: Canva Pro

Primeiramente, para saber qual é o melhor substrato para mudas, você deve entender o que a espécie mais gosta. Sendo assim, no caso das espécies que preferem um solo mais úmido, que retém melhor a umidade, a dica é investir em um substrato mais argiloso, isto é, duas partes de terra comum e duas partes de terra adubada, por exemplo. No entanto, no caso das plantinhas que preferem terrenos mais secos, o recomendado é um solo mais arenoso, ou seja, com areia misturada para ficar mais seco e “esfarelando”. Veja abaixo como você pode fazer o seu próprio substrato!

Continue lendo: Como fazer adubação de NPK correta para plantas frutíferas como os pés de abacate e acerola, confira

Dessa forma, para melhorar o seu cuidados com as plantas e, mesmo assim, não pesar as contas no final do mês, vamos te ensinar uma misturinha caseira prática! A princípio, separe um material que irá facilitar a drenagem da sua planta, pois o substrato envolve tudo, desde os pequenos detalhes até os nutrientes que serão repassados para sua planta. Assim, no caso da drenagem, podem ser britas, cascalhos ou argila expandida.

Além disso, é preciso ter uma boa matéria orgânica, porque as plantas absorvem melhor compostos orgânicos. Nós sempre aconselhamos algumas destas três opções baratinhas: húmus de minhoca, farinha de osso ou compostagem caseira feita a partir de cascas de alimentos. Se você quiser saber mais, clique aqui!

O grande segredo vem agora! Para fazer uma mistura ideal, sempre coloque o dobro de matéria orgânica para cada medida de terra comum, mas de boa qualidade. Contudo, quando o solo precisar ser mais seco, como citamos antes, basta que você acrescenta uma medida de areia. Com essa proporção, não tem erro!

E então? O que achou do melhor substrato? Você já sabia destas dicas? O que acha de hoje mesmo colocar em prática e depois vir contar o resultado para nós, aqui nos comentários? Estamos curiosos para saber o que você achou e suas impressões. Tenha um jardim lindo e bem cuidado com as dicas mais eficazes!

Veja aqui: Revelamos o segredo de como deixar sua Tulipeira saudável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.