Como plantar mamão anão em vaso: guia exclusivo

Veja como ter um pé de mamão anão em casa!

0

Hoje, 16 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos mostrar como cultivar mamão anão em vaso e ter a fruta sempre que quiser! Portanto, se você se interessou pela ideia, acompanhe abaixo nossas dicas de plantio para cultivar seu próprio vasinho com mamão. É sucesso!

Em síntese, o mamão anão é uma fruta havaiana que é perfeita para ser cultivada em vasos ou canteiros menores. Entretanto, as frutas que o mamoeiro anão dão não são menores por isso: continuam sendo grandes, suculentas e extremamente docinhas! Ficou interessado? Confira abaixo como fazer o plantio.

Leia mais: Como cultivar tulipas depois da floração com esse passo a passo

mamão anão em vaso
Veja como mamão anão em vaso facilmente | Canva

Veja como plantar mamão anão em vaso facilmente

O mamão, independente da espécie, já é uma fruta que pode crescer bem em vasos. Entretanto, como dissemos anteriormente, o mamão anão especificamente é uma árvore que já se desenvolve melhor nesse ambiente. No caso, bem como outras árvores frutíferas, é bom conseguir um vaso que seja grande para que as raízes se desenvolvam bem. Um tamanho que comporte 50L é o ideal, por exemplo.

Em relação ao plantio, você pode optar por uma muda já grande ou por plantar através de sementes: basta conseguir um fruto, retirar os carocinhos, higienizá-los e, quando secos, é só plantar na terra correta para que ele cresça. Apesar de fácil, crescer a partir de sementes é um processo um pouco mais demorado.

Preparando o substrato correto

O substrato ideal é aquele que tem uma terra mais drenável, mas que seja bem rico em fertilizantes. Portanto, quanto mais, melhor: você pode optar, por exemplo, por esterco, cobertura morta ou mesmo por composto orgânico na hora da adubação, além de um solo argiloso ou arenoso. Certifique-se de oferecer uma adubação rica, de forma que os frutos (que são grandes) cresçam saudáveis e doces.

Onde deixar meu vasinho?

Você pode deixá-lo em um local que receba luz do Sol direta por várias horas do dia, de 6 a 8, preferencialmente. Isso porque os mamões adoram luz solar e crescem onde há maior incidência dela no ambiente. Além disso, eles também preferem climas bem quentes, então é bom plantá-los numa época de calor bem abundante. Entretanto, se você mora em locais frios, prefira evitar deixá-lo onde há muito vento.

Posso regar todos os dias?

Por fim, a irrigação da planta pode ser diária, o suficiente para que o solo se mantenha sempre úmido. Diferente de outras plantas, conforme os frutos já comecem a despontar e crescer, basta aumentar a quantidade de regas, pois eles exigirão mais água para ficarem saudáveis. Viu como é fácil plantar mamão anão em vaso?

Leia mais: Como plantar louro com galho utilizando essa técnica exclusiva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.