Hoje, 17 de abril, em Taubaté, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos mostrar como você pode plantar orquídeas em troncos de forma simples e eficaz. Portanto, se você se interessou pelo assunto de hoje, não deixe de conferir as melhores dicas a seguir. Venha conosco!
As orquídeas compõe a maior família de flores que existe e, por isso, possuem indivíduos das mais diversas formas e cores. Muito queridas por quem é apaixonado por floricultura, elas são lindas e requerem alguns cuidados pontuais para ficarem sempre saudáveis. Veja como cuidar delas corretamente abaixo!
Leia mais: Receita secreta do melhor substrato caseiro que você vai ver
Veja como plantar orquídeas em troncos facilmente
Primeiramente, saiba que, na natureza, as orquídeas geralmente são encontradas em troncos de árvores vivas. Portanto, o plantio dessas flores em troncos é uma forma bastante natural de cultivo. Dito isso, entenda que qualquer tipo de orquídea Epífita pode ser cultivada em troncos tranquilamente, diferente das terrestres, que deve-se plantar diretamente no solo ou em vasos.
Aliás, você pode plantar suas orquídeas diretamente em troncos verdes, não sendo necessário esperar que eles sequem, ok? Então é uma forma bem versátil de garantir um plantio legal, já que ela normalmente crescem em árvores vivas. Entretanto, no caso de bolachas de madeira – aqueles cortes redondinhos – é bom esperar que eles sequem bem. Por fim, escolha tronco resistentes, nunca aqueles mais frágeis, pois eles se decompõe rápido.
Como é o plantio?
O conceito comum de plantio é algo que vai, normalmente, diretamente ao solo. No caso dessa técnica de cultivo de orquídeas, basta colocar as raízes da muda em contato com os troncos de árvore e amarrá-las rente a eles com o auxílio de um fitilho. A partir disso, é só tomar os cuidados que você normalmente tomaria com a flor. Nessa hora, é bom tomar cuidado para não machucar ou apertar demais a sua planta.
Como deve ser a irrigação?
Assim como na natureza, a irrigação também deve ser a mais adaptada ao natural. Ou seja, quando chove, a água bate nos troncos e escorre para a raiz das plantas, que ficam hidratadas. No caso do plantio, basta regá-las assim, com um borrifador, umedecendo também as folhas das flores. Entretanto, cuidado com os excessos que podem causar muito mal às plantas, mas os troncos ajudam a reter umidade que seria maligna.
Iluminação e outros cuidados
Por fim, por serem flores que crescem na base de árvores, as orquídeas se dão melhor com uma iluminação de meia-sombra. Então é bom deixá-las em um local que seja iluminado, mas sem contato direto com o Sol. O excesso de luz pode danificar e queimar as folhas da plantinha. De resto, você viu que é bem fácil plantar orquídeas em troncos, não é mesmo?
Leia mais: Quer aprender a como plantar cúrcuma? Siga este passo a passo