Qual a importância do calcário para o solo? Saiba porque o produtor rural nunca vai parar de usar no solo, veja

Saiba para que o calcário serve!

0

Você sabe qual a importância do calcário para o solo? A calagem é a atividade de utilizar o calcário para consertar a acidez da terra. Inclusive, cerca de 70% dos solos do país são ácidos, segundo informações da Agência Nacional de Mineração (ANM). Ou seja, esse mineral é indispensável para a agricultura local.

Hoje, 16 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar qual a importância o calcário para as plantações, como ele age e os motivos pelos quais o utilizamos. Dessa forma, se você está curioso para saber mais sobre o mundo agro, não deixe de nos acompanhar abaixo!

Leia mais: Entenda quais as diferenças entre as torras do café e escolha sua favorita

importância do calcário para o solo
Saiba mais sobre a importância do calcário para o solo | Canva

Saiba mais sobre a importância do calcário para o solo

Basicamente, o calcário é um dos minerais mais versáteis para a indústria. Isso porque, além de servir para o enriquecimento do solo, ele possui outras funções. Por exemplo, quando passa pelo processo de metamorfismo, torna-se mármore. Além disso, pode ser utilizado para a produção de brita, de cimento, de cal, de tintas… Enfim, uma infinidade de atividades.

Agora, no caso da indústria agrícola, ele possui algumas determinações muito importantes. Ele é responsável por melhorar alguns atributos do solo, como a circulação de água, já que deixa a terra mais aerada. Como dissemos anteriormente, o calcário ainda contribui com a diminuição da acidez do solo, além de fazer com que as plantas absorvam mais nutrientes que vêm dele. Fora isso, ele também contribui para:

  • Melhora da ação dos fertilizantes;
  • Melhora nos tecidos das plantas, o que contribui para uma maior resistência contra pragas;
  • Aumento de produtividade da plantas;
  • Menor retenção de fósforo;
  • Diminuição da toxicidade do alumínio etc.

Portanto, a importância do calcário para o solo é maior do que se imagina. Podemos dizer que, com a utilização correta desse elemento, as culturas podem se tornar muito mais prósperas.

E como funciona a correção da acidez do solo?

Por fim,  acidez muito alta dos solos prejudica a aquisição de nutrientes das plantas, que acabam recebendo menos elementos importantes para seu desenvolvimento. Além disso, a acidez também facilita a aparição de elementos tóxicos presentes na terra, o que se resolve com o uso do calcário.

Em suma, ele reduz a quantidade de elementos que seriam nocivos para as plantas, já que, ao diminuir a acidez, bloqueia essa toxicidade. Dessa forma, a água flui melhor, o que faz com que as raízes fiquem mais saudáveis. Ademais, também estimula a produção de microorganismos que auxiliam na adubação das plantas, pois prolongam a atividade dos adubos.

Agora você sabe qual a importância do calcário para o solo!

Leia mais: Veja como plantar zamioculca em vaso com essas dicas fáceis e rápidas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.