Segunda-feira, 11 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te revelar um segredo valioso: como fazer as sementes brotarem! Você já plantou alguma fruta, verdura ou planta, mas o resultado não foi satisfatório desde a germinação? Seus problemas irão acabar hoje! Continue lendo e saiba mais.
Você pode dizer adeus para aquelas plantações sem sucesso ou aquelas sementes jogadas fora sem resultado. Com as dicas de hoje, você conseguirá plantar desde o processo de cultivo sem grandes esforços, dores de cabeça ou resultados frustrados. Ficou curioso? Então é só permanecer até o final da matéria!
Leia mais: Como fazer mudas de citronela com este guia exclusivo
Fazer as sementes brotarem, qual o segredo?
Em primeiro lugar, sabemos que muitos pensam que fazer germinar uma sementinha não é algo tão difícil, basta colocar na terra e pronto, não é mesmo? Errado! Apesar de não ser uma tarefa impossível, obviamente, você pode recorrer aos truques que nós vamos apresentar para que a germinação seja 100% aproveitável e livre de dores de cabeça. Sem mais delongas, veja como fazer as sementes brotarem!
Confira as duas melhores dicas e não perca mais tempo
Deixe as sementes de molho
Nesse sentido, o primeiro passo e o segredo mais valioso para fazer as sementes brotarem com qualidade é deixá-las de molho em uma água morna de um dia para o outro. Isso porque, assim como fazemos com o feijão, a água irá auxiliar que estas sementes sejam estimuladas em sua germinação.
Após isto, o ideal é que você as coloque em um papel toalha e deixe em um espaço reservado para que, de forma natural, a semente seque e esteja pronta para o cultivo. Uma dica super simples, mas que possui um potencial de melhorar a qualidade do seu plantio de forma absurda!
Fazer as sementes brotarem: não deixe-as expostas ao Sol
Por fim, a nossa última dica é para você que sempre achou que as sementes devessem secar ao Sol. Você é ou conhece alguém assim? Que coloca as sementes em uma bandeja e deixa expostas a uma luz direta? Bom, saiba que isto não é o ideal, pois as sementes irão perder toda a umidade de forma rápida e sem o processo natural, pois elas ficarão ressecadas, isto é, queimadas pela luz solar. Então, para evitar problemas, siga o primeiro passo, combinado?
Além de tudo o que foi dito, lembre-se que as sementes precisam de uma profundidade ideal para que a germinação ocorra, bem como um substrato adequado, um vaso que comporte as raízes e escolha uma boa procedência na hora de comprar as sementes, combinado? Mas nos conte nos comentários: você sabia que havia jeito certo de como fazer as sementes brotarem?
Continue lendo: Como cultivar plantas na água: economize com essas dicas