Saiba como fazer mudas de alface em sua horta caseira: confira os truques e comece agora

Você pode começar a sua horta hoje mesmo

0

Hoje, 04 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar a fazer mudas de alface de um jeito prático e que irá agregar valor a sua horta caseira. Afinal, quem não quer ter acesso rápido a uma hortaliça na hora do almoço para facilitar a alimentação saudável? Por isso, fique conosco até o final.

Além disso, sabemos que, apesar do cultivo de alface não ser difícil, ele exige algumas técnicas específicas como todo processo de plantação e colheita. Assim, para que você tenha a certeza de que o seu cultivo trará bons resultados, basta ler com atenção e anotar se preciso. Bora lá?

Leia mais: Como plantar acerola em vaso: aprenda a forma correta e simples de fazer

fazer mudas de alface
Confira tudo o que você precisa saber hoje mesmo – Pixabay

Fazer mudas de alface é difícil?

Em primeiro lugar, já te adiantamos que não, mas, antes, que tal conhecer um pouco dessa hortaliça? Ela é extremamente consumida em todo o mundo e também é uma das mais cultivadas. Ademais, se você acha que existe só um tipo de alface, saiba que não. Ela pode ser roxa, crespa, lisa etc. Bom, mas sem mais enrolações, vamos aprender como fazer mudas de alface. Vem com a gente!

Confira tudo logo abaixo

Nesse sentido, você pode começar a fazer mudas de alface em locais pequenos, como recipientes menores que uma caixa de ovo ou vasos de 300 mL. Após a escolha do local, escolha uma terra leve e adubada com matéria orgânica e húmus de minhoca, por exemplo.

Assim, coloque de 2 a 3 sementes e cubra apenas 0,5 cm. Após isto, molhe com um borrifador para conseguir dosar a quantidade de água nesta terra. Agora é só esperar, pois a alface começará a germinação entre 10 e 20 dias. Um fator que deve ser levado em conta é que não é recomendado que você plante a alface em um local definitivo logo de início, pois pode dificultar os cuidados na fase de germinação.

E agora? Como proceder para fazer mudas de alface?

Desse modo, enquanto estiver na fase de germinação, o ideal é que você molhe duas vezes por dia para manter a terra sempre úmida. Depois que você perceber a germinação, pode ser somente uma vez ao dia. No caso da luminosidade, você pode deixar ela com o menor contato de luz solar direta possível, sendo necessário apenas uma hora por dia.

No entanto, depois de germinar, pode aumentar para 2 horas de sol por dia. Quando sua alface estiver maior, pode ser transplantada para um local maior e com mais espaço para as raízes. Viu só? Não é tão difícil fazer mudas de alface! Nos conte nos comentários se a sua horta tem esta hortaliça.

Continue lendo: Como plantar louro a partir de um galho: saiba como fazer a partir deste passo a…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.