Saiba como fazer um canteiro de horta no quintal com essas dicas fantásticas

Aproveite tudo o que a terra tem para te oferecer!

0

Hoje, 29 de abril, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar um método simples de como fazer um canteiro de horta no quintal. Portanto, se você tem um espaço em casa que gostaria de aproveitar com uma alternativa econômica e sustentável, essa e sua chance de brilhar!

Atualmente, sabe-se que que o preço dos alimentos aumentou e isso inclui os legumes e verduras. Entretanto, não é necessário deixar de consumi-los: basta optar por uma alternativa inteligente, econômica e terapêutica! A horta em casa é uma boa forma de cultivar esses alimentos, inclusive mais saudável. Veja abaixo como!

Leia mais: Saiba como plantar limão em uma xícara: ótima dica de decoração

como fazer um canteiro de horta no quintal
Saiba como fazer um canteiro de horta no quintal | Canva

Saiba como fazer um canteiro de horta no quintal

Antes de tudo, você precisa delimitar o espaço do seu canteiro e saber exatamente onde vai fazê-lo. No caso, estamos falando de um canteiro de horta no jardim, então muito provavelmente você já terá escolhido o local. A primeira dica, então, é a delimitação: escolha tijolos, pedras bonitas, madeiras ou o que você quiser para cercar o local. Nessa etapa, fica a critério da sua criatividade, pois é algo estético, também. Feito isso, vamos ao terreno!

Preparação do terreno

Aqui, você já vai começar os preparos da terra. Primeiramente, remova qualquer resquício de outras plantas que estiverem por aí, pois elas podem prejudicar o crescimento da sua horta. Com uma enxada, comece a revirar a terra para que ela fique bem fofa, de forma a facilitar o plantio e, se necessário, nivele esse terreno.

Feito isso, chega a hora de preparar o solo para receber as plantas. No geral, hortas necessitam de dois pontos chave: um solo fértil e bem adubado. Por isso, chega a hora de você misturar terra orgânica com um bom adubo curtido ou húmus de minhoca, que vão dar às plantas os nutrientes que precisam para se desenvolver.

Quais plantas você quer cultivar?

Em seguida, chega a hora de escolher as plantas que você quer ter na horta. Felizmente, uma construção dessa comporta diferentes tipos que se dão bem umas com as outras sem brigar por espaço, por exemplo. Nesse sentido, você pode optar por plantar mudinhas (que você encontra em casas de ração ou floriculturas, por exemplo) ou sementes, método um pouco mais demorado.

Cada planta tem uma época preferida para crescer, porque a maioria delas é sazonal. Dessa forma, vale a pena dar uma pesquisada em plantas para plantar no mês em que você se encontra. Por exemplo, repolho e beterraba crescem melhor entre abril e junho. Enquanto isso, cebolinha e berinjela entre outubro e dezembro e por aí vai.

Como fazer um canteiro de horta no quintal: manutenção

Por fim, não se esqueça de se atentar aos detalhes: para uma horta, é bom manter o solo sempre úmido, mas não encharcado, então evite deixar poças de água. Além disso, o local precisa ter contato com o Sol pleno algumas horas do dia, pois grande parte desses alimentos precisa de iluminação direta. Além disso, jogue de 15 em 15 dias cascas de ovos trituradas para ajudar no cálcio das plantas e lembre-se de cuidar de pragas.

Viu como não é difícil? Agora você sabe como fazer um canteiro de horta no quintal!

Leia mais: Saiba como funciona o manejo de irrigação na cultura do milho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.