Saiba como funciona a agricultura familiar no Brasil

Entenda melhor este processo em poucos minutos de leitura!

0

Hoje, 02 de maio, em Belo Horizonte, nós da Agro Notícias, da Agrorural.net, vamos te explicar sobre como é o funcionamento da agricultura familiar. Você, provavelmente, já ouviu falar neste termo, não é mesmo? Mas será que você sabe realmente como ele funciona? Bom, se não sabe, tudo bem! É isto que nós vamos te ajudar hoje.

Nesse sentido, este tipo de agricultura está presente no Brasil muito mais do que imaginamos. Além disso, ele possui características muito próprias e que fazem dele um processo tão singular! Você ficou curioso? É só continuar lendo a nossa matéria que em poucos minutos você ficará por dentro de tudo. Bora lá saber mais?

Leia mais: Embrapa apresenta nova variedade de soja Xtend que impressiona produtores rurais com…

Saiba como funciona a agricultura familiar no Brasil
Saiba como funciona a agricultura familiar no Brasil – Pexels

Agricultura familiar, o que é?

Em primeiro lugar, indo direto ao ponto, vamos caracterizar o que é agricultura familiar: este processo com o nome bem intuitivo é fundado por um tipo de processo em que todos de uma mesma família participam do processo agrícola, ou seja, a mão de obra provém de um mesmo grupo familiar. Muito simples, não é mesmo? A produção deles acontece em pequenas propriedades e tem como destino a subsistência do produtor e ao mercado interno do país.

Qual sua importância?

Dessa forma, apesar de muitos não saberem, este tipo de agricultura é a principal produtora dos alimentos que você, aí na sua casa, consome. É isso mesmo! Diferentemente da monocultura, a familiar respeita os processos e o ecossistema. Ademais, é constituída por brasileiros que possuem as terras como principal fonte de renda e sustento. Você sabia disso?

E como funciona a agricultura familiar?

Por fim, se você ficou curioso para entender como funciona, nós te explicamos. Basicamente, ela se diferencia das demais pela mão de obra que utiliza, ou seja, a familiar e de um mesmo grupo de pessoas, e por caracterizar o sustento de quem a produz. No Brasil, a ação envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo, de acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Muita coisa, hem?

Desse modo, em nosso território, a agricultura familiar conta com uma legislação própria, isto é, é considerado agricultor familiar aquele que produz em terras próprias inferiores a 4 módulos fiscais, possui o trabalho voltado para a família e se sustenta com a sua produção. Contudo, você deve estar se perguntando: o que é um módulo fiscal? Bom, ele é uma unidade de medida definida em hectares que tem seu valor estipulado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Interessante, não é mesmo?

Viu só? Em poucos minutos de leitura você conseguiu entender melhor não apenas o que é agricultura familiar, mas também como ela funciona, alguns requisitos e a sua importância. Você sabia disso? Nos conte nos comentários o que achou!

Continue lendo: Saiba qual é o maior estado do Brasil considerado o rei do gado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.