Saiba como montar uma hidroponia no quintal de casa com baixo custo e que funcione

Confira hoje mesmo como montar no seu quintal!

0

Você sabe o que é hidroponia? Gostaria de montar uma hidroponia no quintal de casa, mas acha que será muito complicado ou confuso? Bom, saiba que não é bem assim! Na matéria de hoje você irá descobrir o que é, de fato, este método e, ainda, conseguir fazer em casa sem muitas dificuldades. Por isso, se eu fosse você, ficava de olho!

Assim, hoje, 07 de maio, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te ajudar na hora de fazer esta escolha. Confira conosco as melhores técnicas, manejos e truques para inovar no seu quintal. Afinal, quem disse que não é possível ter um sistema diferente no conforto da sua casa? Nós mostraremos que é possível, sim.

Leia mais: Como cuidar da suculenta colar de pérola de forma eficaz

Saiba como montar uma hidroponia no quintal de casa com baixo custo e que funcione
Saiba como montar uma hidroponia no quintal de casa com baixo custo e que funcione – Canva Pro

Descubra o que é hidroponia

Em suma, como o próprio nome sugere, a hidroponia é uma técnica de cultivo que não necessita de terra. Embora o prefixo “hydro” remeta à água, também não é necessário utilizá-la nessa técnica. Portanto, também é possível utilizar alguns meios inorgânicos, como lã de areia ou rocha, ou orgânicos, como fibra de coco. Nesse sentido, diferente de uma horta tradicional, a hidropônica é trabalhada em um sistema protegido.

Dito isso, há uma variedade de plantas que se pode cultivar com essa técnica: alface, tomate, morango, pimentão e até mesmo melão. Fora os alimentos, plantas também estão inclusas, como rosas e crisântemos. Como você pode ver, é uma técnica muito versátil e vale a pena o investimento.

Confira os melhores truques para montar uma hidroponia

Por fim, para montar um sistema hidropônico em casa, você precisa conseguir os materiais. Dessa forma, saiba que não é algo complicado, mas que depende de alguma atenção e dedicação:

  • Tubos de PVC (preferencialmente 75cm) para montar o canal de cultivo, onde as plantas ficarão;
  • Baldes grandes ou galões de água para armazenar a solução que deve nutrir as plantinhas;
  • Uma bomba com vasão de 100L/h, que vai transportar a solução para as plantas;
  • Uma tubulação, que deve se conectar à bomba, para servir como transporte para a solução;
  • Um timer para ligar e desligar a bomba no tempo certo, geralmente de 15 em 15 minutos;
  • Bancada, opcional, que é o que vai sustentar os canos (por exemplo, estacas de madeira), mas você também pode fixá-los na parede.

Para montar é bem simples: basta fazer buracos nos canos de PVC e deixar alguns centímetros de distância entre eles, que vão depender do que você deseja cultivar. A tubulação, já conectada à bomba, deve ser fixada na ponta superior dos canos, onde ela vai jorrar o líquido que vai nutrir as plantas. Portanto, a outra extremidade deve ser aberta para que a água vase o excessos.

Leia mais: Confira algumas novidades que está rolando na Agrishow 2022

O substrato e solução nutritiva da horta hidropônica

Outrossim, o substrato deve ser aquele utilizado para ajudar na nutrição das plantas. No caso da hidroponia: argila expandida, fibra de coco, serragem, areia. Escolha o que você preferir, de acordo com o que for cultivar. A solução nutritiva, por sua vez, é com um pH diluído em água junto de nutrientes de sua escolha. Isso, além da estrutura, é o que será de suma importância para montar uma hidroponia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.