Saiba como plantar um viveiro de mudas

Veja como é fácil!

0

Hoje, 03 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te contar de que forma você pode plantar um viveiro de mudas. Portanto, se você quer ter o berçário perfeito para cuidar de suas mudinhas e transformá-las em lindas plantas no futuro, veja nossas dicas abaixo!

Em síntese, um viveiro de mudas consiste em um ambiente pensado para deixar as sementes germinarem e os brotos crescerem. Por lá, pode-se encontrar diversos tipos de mudinhas que, mais tarde, se tornarão plantas saudáveis. Veja como montar um com facilidade!

Leia mais: Aprenda como plantar camélias utilizando essas dicas simples

Saiba como plantar um viveiro de mudas
Veja como plantar um viveiro de mudas | Pixabay

Veja como plantar um viveiro de mudas

Como dito anteriormente, um viveiro de mudas é um local onde as mudinhas receberão os cuidados necessários até que estejam prontas para o plantio. Dessa forma, muitas pessoas encontram nesses espaços oportunidades de ganhar dinheiro ou até mesmo terapêuticas. Afinal, cuidar de plantinhas é uma delícia e vê-las crescer a partir do seu esforço é tudo de bom.

Para montar um, primeiro você deve escolher um espaço adequado, que tenha uma incidência de luz solar específica (dependendo das plantas que planeja cultivar), bandejas (normalmente escolhe-se as de plástico ou de poliestireno expandido) e preparar o substrato. Por se tratar de mudas, é importante adubar bem e, dependendo do que for fazer, escolha o tipo certo de terra.

Em suma, é só colocar os substratos nas bandejas, semear as sementes e manter a irrigação em dia. O desafio, no entanto, é cuidar de várias sementes ao mesmo tempo. Aliás, também é lidar com as espécies diferentes de plantas, que exigem cuidados específicos.

Tipos comuns de viveiros

Agora, você sabia que existem alguns tipos diferentes de viveiros? Isso porque algumas plantas necessitam de cuidados semelhantes, o que facilita a manutenção caso sejam cultivadas juntas. Ao mesmo passo, criar mudinhas muito diferentes pode ser um trabalho exaustivo que nem sempre dá certo. Veja alguns deles abaixo.

Mudas de hortaliças

Em suma, um viveiro de hortaliças é composto de alface, almeirão, couve, espinafre, rúcula, enfim… Uma infinidade de verduras. Elas são muito populares, pois plantar hortaliça é relativamente simples e o consumo é grande. Por isso, é um bom investimento tratar desse tipo de negócio.

Mudas de café

Por sua vez, o viveiro de café é um dos que mais dá dinheiro, já que o Brasil é um do países que mais consome essa matéria-prima. Por aqui, cultiva-se os tipos arábica e conilon, então é uma boa oportunidade para lucrar alto. Aliás, por aqui também se cultiva bastante café.

Árvores frutíferas

Por fim, ao plantar um viveiro de mudas de plantas frutíferas, o objetivo é criar plantas (tanto nativas quanto exóticas) que vão dar frutos diferentes. Dessa forma, é possível ter uma maior variedade delas, o que também pode dar bastante dinheiro, especialmente na criação de algumas espécies mais raras.

Leia mais: Como fazer mudas de Orquídea negra com este guia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.