Veja como plantar ameixa roxa pelo caroço com essas dicas práticas

Não perca essas dicas de ouro!

0

Quer saber como plantar ameixa roxa pelo caroço? A origem dessa fruta é de países frios, desde a China até as fronteiras da Europa. Apesar disso, a ameixa roxa se adaptou bem aos climas temperados e, por isso, é possível cultivá-la até mesmo no clima tropical do Brasil.

Hoje, 12 de maio, em Taubaté, nós da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te mostrar como você pode plantar essa fruta e ter uma árvore carregada a partir de um caroço. Portanto, se você está curioso para saber como fazer o plantio, continue nos acompanhando abaixo e fique por dentro de tudo!

Leia mais: Aprenda como plantar orquídeas no vaso de plástico com essas dicas fáceis

plantar ameixa roxa pelo caroço
Veja como plantar ameixa roxa pelo caroço de forma simples | Canva

Veja como plantar ameixa roxa pelo caroço de forma simples

Primeiramente, você deve conseguir as sementes ou um fruto para poder extrair direto dele. Na internet é possível consegui-las, mas, caso você consiga a fruta, o procedimento é o mesmo. Antes de tudo, é bom deixar suas sementes secando por alguns dia, visto que você irá retirá-las do fruto com polpa.

Passado esse tempo, elas ficarão sequinhas e até meio murchas. Portanto, é bom deixá-las de molho na água para hidratá-las novamente: basta colocar em um recipiente e deixar descansando por 24 horas. Uma dica aqui é observar se ela boia ou afunda: caso afunde, você pode plantá-la.

Preparando o solo corretamente

Para o solo, é bom preparar uma mistura de terra vegetal com adubo orgânico, como esterco curtido. As árvores frutíferas normalmente precisam de um solo bem rico em matéria orgânica, por conta do desenvolvimento dos frutos. Antes de plantar as sementes de fato, você deve colocá-las em um recipiente com esse solo e deixá-las dentro da geladeira por alguns dias, até que comecem a brotar.

Depois disso, você já pode escolher onde quer plantar as ameixas, preferencialmente em um local com bastante espaço, já que a árvore cresce bastante. Entretanto, também é possível plantar em vasos, mas eles devem ter entre 40 e 50 L, além de ter muitos furos embaixo. Ademais, é bom fazer uma camada de drenagem no fundo, com pedriscos ou casca de pinus, por exemplo.

Ela também necessita de regas

Em seguida, lembre-se das regas, que devem ser espaçadas. Por exemplo, se o clima for ameno, você pode regar uma vez por semana. Contudo, em climas mais quentes, é bom regar sempre que o solo estiver seco. Apesar disso, cuidado para não exagerar na quantidade de água, pois ela não tolera ambientes encharcados.

Qual o melhor clima e iluminação?

Por fim, mantenha o vaso ou plante-a em um local que não tenha incidência de sol direto. Tenha em mente que essa planta é nativa de locais frios. Entretanto, esse lugar tem que ser bem iluminado, com um clima ameno e sem incidência de muitos ventos fortes. Agora você sabe como plantar ameixa roxa pelo caroço!

Leia mais: Como fazer farinha de mandioca artesanal, aprenda todo o processo de forma barata e simples, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.