Planta cacau, o que é preciso saber para cultivar? Confira em poucos minutos

Tenha uma fruta diferenciada no quintal!

0

A planta cacau é muito conhecida pelo seu produto principal, o chocolate. No entanto, você já cogitou tê-la no seu jardim? Sabia que não é tão difícil? Muitas pessoas, inclusive, nunca nem comeram essa frutinha tão especial e muito famosa em diversas regiões, como o Espírito Santo. Sendo assim, que tal aprender agora mesmo o passo a passo em nosso guia?

Por isso, hoje, 18 de agosto, em Belo Horizonte, nós, da Agro e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar como cultivá-lo e, também, quando tempo demora para dar frutos. Assim, você consegue saber os melhores métodos e ainda ter noção de quanto tempo irá levar para ver o resultado dos seus investimentos. Ah, vale lembrar que, caso você queira ampliar seus negócios, o cacau é um ótimo produto para começar a pensar, sabia? Veja mais logo abaixo!

Leia mais: Como cultivar Vanda em casa com essas dicas exclusivas e grátis

Planta cacau, o que é preciso saber para cultivar? Confira em poucos minutos
Planta cacau, o que é preciso saber para cultivar? Confira em poucos minutos – Pexels

Planta cacau, como cultivar?

Nesse sentido, alguns detalhes são importantes na hora de ter a planta cacau. O primeiro deles é com relação à época de plantio. O ideal é que seja na fase das águas, isto é, com mais incidência de chuvas. Além disso, no processo de cultivo, as covas devem ser fundas para receberem as sementes ou mudas – quase 10 cm -. Se você optar por sementes, coloque 3 em cada cova. No entanto, se for por mudas, enterre apenas o rizoma. A terra deve ser bem adubada com matéria orgânica e fertilizantes contra pragas, pois o cacau é bem suscetível a algumas.

Sempre deixe o solo bem úmido e bem exposto ao Sol, já que a plantinha é uma apaixonada pelo clima tropical. Uma dica muito valiosa é ter um solo básico, ou seja, pH igual a 7 o máximo possível, porque o cacau conseguirá se desenvolver melhor e a qualidade do produto final será muito melhor.

Aprenda aqui: Aprenda fazer adubo orgânico com pó da casca de ovo, veja a importância desse nutriente para a planta

Por fim, a planta cacau costuma dar frutos após 167 dias, em média. Ou seja, depois da germinação e do início do crescimento do broto, você começará ter os primeiros frutos uns 5 meses depois, o que não é tanto tempo, certo? No entanto, as primeiras colheitas podem não ser tão satisfatórias no quesito qualidade, pois o pé será bem novinho. Aguarda a próxima colheita e se delicie nesta fruta tão saborosa!

Desse modo, agora você já pode ter a planta cacau em casa ou no seu futuro empreendimento sem nenhuma dificuldade. Com as técnicas corretas, tudo fica muito mais fácil! Conte para nós nos comentários se você sabia destas diquinhas e se já comeu cacau! Queremos conhecer mais nossos leitores. Ademais, clique no link abaixo e veja mais algumas dicas que não foram citadas neste post!

Veja mais: Como plantar mudas de cacau da forma correta e econômica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.