Como fazer bombom de pólen para alimentar suas abelhas no inverno; veja as dicas e cuide das suas colmeias

Saiba como cuidar das suas abelhinhas durante o frio!

0

Que tal preparar um delicioso bombom de pólen? Calma, não é para comer! É para alimentar suas colmeias e as abelhas, que ficam com menos recursos com a chegada do frio. Portanto, se você está preocupado com suas polinizadoras nesse período, veja como resolver esse problema facilmente.

Hoje, 08 de maio, em Taubaté, nós da Agro Receitas, da Agrorural.net, vamos te mostrar essa receita incrível para que você continue cuidando de suas abelhas mesmo no frio. Dessa forma, se ficou curioso para saber como é o processo de manufatura dos bombons, não perca nossas dicas logo abaixo!

Leia mais: Como saber se a laranja está realmente fresca e saudável: confira essas dicas e não caia no…

bombom de pólen
Veja a receita do bombom de pólen para alimentar as abelhas | Canva

Veja a receita do bombom de pólen para alimentar as abelhas

A princípio, muitos apicultores ou criadores de abelhas alimentam as colmeias com misturas de açúcar, visto que nem sempre há pólen para elas. Além disso, com a chegada do clima frio, esses pequenos grãos começam a ficar menos recorrentes, o que prejudica a alimentação dos animais. Dessa forma, que tal oferecer às suas abelhas um alimento mais nutritivo que xarope de açúcar para mantê-las saudáveis? Prepare os ingredientes!

  • 100g de pólen desidratado (você pode encontrar em mercados);
  • Uma colher de café de mel;
  • Cera de abelha.

Primeiramente, bata bem o pólen em um processador ou liquidificador para formar um pozinho, que será a base do bombom. Em seguida, passe para um pratinho e misture a colher de mel, o suficiente para formar um farelo molhadinho. Depois de incorporar bem, a massa vai ficar como a de um brigadeiro de paçoca, e aí é só fazer as bolinhas do tamanho que preferir, mas não deixe muito grandes.

Por fim, espete as bolinhas com um palito de dentes e derreta a cera de abelha. Nela, você deverá envolver as bolinhas, enrolando-as na cera, até que fiquem bem cobertas, com uma casquinha que vai solidificar. Coloque as bolinhas em um prato e espere até que fiquem bem secas: pronto, você terá um bombom de pólen para colocar nas colmeias e alimentar suas abelhinhas!

Por que se deve oferecer essa receita no inverno?

Com a chegada do inverno, as flores tentem a entrar em dormência e, por isso, há menos disponibilidade delas no ambiente. O pólen, que está presente nas flores, é uma das bases para a alimentação desses insetos, pois fornece gorduras, proteínas, vitaminas e outros componentes vitais para a saúde das abelhas.

Nesse sentido, é válido oferecer uma mistura de açúcar a elas, mas essa mistura não possui os nutrientes que os animais necessitam. Portanto, a melhor forma de nutrir suas abelhas enquanto o tempo frio não passa é com um simples bombom de pólen que, como você viu, é fácil de preparar. Além do pólen, ele ainda contém mel e cera, que também são importantes fontes de alimento para elas. Agora você sabe como alimentá-las corretamente!

Leia mais: Como fazer plantio de hortelã em vaso para colocar na cozinha de casa, confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.