Como fazer pamonha doce simples e deliciosa, confira a receita de vovó

0

De antemão nesse dia 28 de março o blog Agro Receitas irá te ensinar a como fazer pamonha simples e deliciosa. Se você ainda tem dificuldades ou nunca fez essa receita de vovó, sugiro que acompanhe até o final e impressione seus amigos e familiares.

Pamonha como muitos conhecem, é o um alimento derivado do milho, onde o mesmo é conhecido por várias regiões do país, mas que tem origem indígena. Hoje em dia existem vários modos de se preparar esse quitute. Além do sabor característico do milho, é fácil de se fazer, com duração de 01 hora para se fazer uma pequena quantidade.

Como mencionado, a pamonha é apreciado por muitas regiões brasileiras. Os estados que facilmente poderão encontrar é em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Para o orgulho da culinária brasileira a pamonha é considerado patrimônio cultural do Brasil.

Leia também: Como fazer um pé de pitaya dar frutos: veja esse método que foi revelado

Ingredientes para fazer a pamonha-doce

  • 12 (doze) espigas de milho verde
  • 1 (um) copo de água
  • 2 (duas) xícaras de açúcar
  • 1 (uma) xícara de coco ralado fino
  • 1 (uma) pitada de sal
  • palhas para a embalagem e barbante

Antes de mais nada, os ingredientes tem como referência o site Tudo Gostoso. Portanto como foi observado, possui apenas ingredientes fáceis, onde qualquer pessoa tem as coisas em casa. Além do mais, essa receita combina em várias ocasiões, como um café da manhã ou até uma sobremesa.

Como fazer pamonha doce simples e deliciosa, confira a receita de vovó
Como fazer pamonha doce simples e deliciosa, confira a receita de vovó / Freepik Premium

Modo de preparo para fazer a pamonha-doce

Primeiramente, para começar o processo de confecção da pamonha, é preciso preparar a massa. Ou seja o primeiro passo é ralar o milho da espiga com um liquidificar ou ralador elétrico. Depois que ralar as espigas, junte a massa do milho com água, coco ralado e açúcar, na mesma hora misture bem.

Em seguida basta fazer copinhos com palha verde do milho e colocar a massa, após isso fazer outro copo e colocar invertido de forma que se fechem para não escorrer o liquido dentro do copo artesanal da palha, fazendo isso basta amarrar com um barbante e levar para uma panela com água fervente para cozinhar em 35 a 45 minutos.

Não perca essa: Como plantar Batata Doce: processo simples, você mesmo pode fazer

Como fazer pamonha com queijo?

Usando a mesma receita sugerida, acrescente o queijo em pedaços na massa antes de fechar uma palha com outra. Após do processo de cozimento, o queijo trás um toque a mais na pamonha, quebrando aquele doce e mostrando um paladar diferente.

Qual o ponto do milho para fazer pamonha?

Portanto no caso do milho para fazer a pamonha, possui algumas características que possibilitam o sucesso na confecção do alimento. Dessa forma uma das características mais importante, ou seja observar se o grão do milho na apresenta um textura pastosa e não leitosa.

Enfim segundo a fonte: Milho : o produtor pergunta, a Embrapa responde / José Carlos Cruz … [et al.], editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. 338 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas). O milho tem que apresentar menos de 70% de umidade para se preparar uma pamonha, em uma linguagem mais técnica.

Leia também: Como plantar grama no quintal: aprenda a como fazer do jeito certo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.