Saiba como funciona a pecuária extensiva

Você já ouviu falar, mas não sabe o que é? Confira agora!

0

Hoje, 18 de abril, em Belo Horizonte, nós da Casa e Jardim, da Agrorural.net, vamos te explicar o que ninguém te esclareceu: o que é pecuária extensiva? Bom, esta técnica super comum e cada vez mais presente nas criações de gado no território é pauta da nossa matéria de hoje. Afinal, é importante saber mais destes assuntos, não acha?

No mercado da pecuária existem diversos tipos de criação de animais. Dentre elas, as mais famosas são as intensivas e extensivas. Se você for mais novo, com certeza já ouviu falar delas na escola e em provas externas. Mas, se não, tudo bem também! Hoje é aquele dia da sorte, em que você poderá aprender de uma forma simples e funcional. Bora lá saber mais?

Leia mais: Como cultivar tomate cereja gastando pouco: essas dicas de ouro você só encontra…

Saiba como funciona a pecuária extensiva
Saiba como funciona a pecuária extensiva – Pexels

Pecuária extensiva, o que é?

Em primeiro lugar, é importante saber certos detalhes das atividades mais lucrativas do Brasil para ficarmos mais interados com as notícias, não é mesmo? Afinal, a pecuária é responsável por boa parte do PIB brasileiro. Por isso, saiba mais sobre a pecuária extensiva, os benefícios, desvantagens e mais. Vem com a gente e aprenda em primeira mão.

Descubra tudo o que sempre quis saber

Conceito

Nesse sentido, a pecuária extensiva, assim como toda atividade agropecuária, visa o lucro ao final do processo. Assim, a o que difere ela das demais é o espaço de criação do gado. A palavra extensiva já nos remete a algo mais liberado, livre, não acha? E é isso mesmo! Desse modo, os animais são deixados livres em grandes áreas. Nesses casos, o monitoramente é mais difícil, mas não requer tantos investimentos também.

Além disso, não é preciso uma equipe especializada, o que também ajuda na contenção de gastos. Por último, como o gado fica livre, geralmente é utilizado para o famoso gado de corte. Você sabia disso?

Compreenda agora os benefícios e desvantagens da pecuária extensiva!

Sendo assim, como boa parte das escolhas da vida, esta forma de manejo do gado traz benefícios, mas também algumas desvantagens. No caso dos agregados positivos, nós temos: a baixa necessidade de investimentos; boa carne para gado de corte e um processo menos agressivo para os animais e para o meio ambiente.

Contudo, algumas desvantagens são nítidas, como: maior trabalho para a gestão dos bichinhos; menor produtividade; gasto com a suplementação mineral e maiores chances de prejuízo por morte de bois, por exemplo. Viu só? Para cada coisa boa, sempre tem um lado não tão bom assim! Mas e aí? Você sabia disso tudo? Agora já pode falar para os amigos sobre a pecuária extensiva e ficar por dentro do mundo agro!

Continue lendo: Como plantar louro a partir de um galho: saiba como fazer a partir deste passo a…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.