Como é feito o processo de fabricação de açúcar, derivado da cana-de-açúcar, confira

Você vai se impressionar com estas etapas!

0

Você, com certeza, sabe que o açúcar provém da cana-de-açúcar. No entanto, você sabe como é feito o processo de fabricação de açúcar? Quais são as etapas deste processo? Bom, tudo isso você saberá em nosso post e, o melhor, de modo prático e sem enrolações. Afinal, você merece facilidade para acessar as informações, certo?

Por isso, hoje, 12 de maio, em Belo Horizonte, nós da Curiosidades Agro, da Agrorural.net, vamos te deixar por dentro de tudo que acontece nessas situações. Logo, confira a nossa matéria completa e mande para os amigos. Deixe que todos fiquem por dentro e acompanhe tudo em primeira mão!

Leia mais: Como criar ave de postura com baixo investimento, confira o manejo

Como é feito o processo de fabricação de açúcar, derivado da cana-de-açúcar, confira
Como é feito o processo de fabricação de açúcar, derivado da cana-de-açúcar, confira- Pexels

Como é feito o processo de fabricação de açúcar?

Primeiramente, sabemos que o açúcar é um ingrediente essencial em diversos alimentos, desde as sobremesas até mesmo sucos e controle de acidez de alguns pratos salgados. Mas como funciona o processo de fabricação de açúcar, que vai desde a colheita até o seu prato. Ficou curioso? Veja o guia.

Como o açúcar é produzido?

Nesse sentido, o primeiro passo é o da colheita e moagem. Assim, a cana é colhida inteira e, após o processo de limpeza, passa pela moagem nos trituradores para extração do caldo, a chamada garapa. Dessa forma, depois disto, chegamos na parte da formação do caldo, em que o bagaço (que é a parte sólida) é misturado com água quente. Portanto, o caldo primário, que é o que sai somente com a moagem, é levado ao laboratório. Neste espaço, são realizados testes químicos de pH e níveis de açúcar. Em seguida, esse caldo recebe um tratamento químico que corrige a coloração e exterminar o que não for pertinente.

Sendo assim, na fase de evaporação no processo de fabricação de açúcar, o caldo da cana é levado a grandes tanques. Lá, ocorre o aquecimento do líquido, a fim de garantir que esteja livre de microbióticos e, por consequência, acelerar as reações químicas. Assim, a água  também evapora, ficando apenas um xarope.

Por fim, este xarope é cozido novamente para que a sacarose seja apurada e se torne uma espécie de massa. Com isso, para que ele vire cristais, há o processo de passar por uma centrífuga com água e vapor. Logo, isso faz com que o açúcar se separe do chamado mel, que é o subproduto do etanol.

Você gostou de saber mais sobre o processo de fabricação de açúcar? Nos conte nos comentários as principais características que mais chamaram a sua atenção!

Continue lendo: Conheça o melhor modelo de troncos bovinos e para quê servem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.