Curral de manejo: saiba qual o modelo ideal para a sua demanda

Confira hoje mesmo e saiba escolher o melhor, sem erros!

0

Hoje, 28 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te ajudar a escolher o melhor Curral de manejo para o seu gado. Você sabe mesmo quais são os critérios necessários para a escolha? Será que não vem fazendo errado e tendo prejuízo nesse quesito? Bom, nós estamos aqui para te dar uma mão amiga!

O curral deve ser escolhido e dimensionado, primeiramente, de acordo com a quantidade de animais que serão reunidos. Assim, pense também no projeto em uma expansão do gado, pois isto pode ser um plano futuro. Logo, ele deve fazer parte do presente! Se interessou nas dicas? Leia a matéria toda e saiba mais.

Leia mais: Como fazer para montar uma horta de garrafa pet na parede de forma barata e rápida…

Curral de manejo: saiba qual o modelo ideal para a sua demanda
Curral de manejo: saiba qual o modelo ideal para a sua demanda – Pexels

Curral de manejo, o que levar em consideração?

Em primeiro lugar, continuando com a dica inicial, você deve se atentar na quantidade de cabeças de gado que tem atualmente e na possível expansão. Por exemplo, se você tem 300 cabeças hoje em dia, mas pretende aumentar mil, o projeto será um. No entanto, se você pretende aumentar dois mil, a situação já muda completamente e isso impacta em todo o processo.

Além disso, você deve pensar em duas situações: o bem-estar do gado e a sua segurança. Este são os dois pilares do Curral de manejo. Por isso, sempre leve em consideração a seguinte lógica: 1,9 m² por animal, combinado? Agora, veja abaixo o que não pode faltar em todo curral. Spoiler: recomenda-se as formas circular ou elíptica, pois estão em sintonia com o temperamento dos bovinos.

Lista do que é sempre bom ter!

Curraletes

Nesse sentido, os curraletes são os locais em que o gado fica na espera. Eles são super importantes quando se trata de comunicação entre os animais e, claro, o bem-estar. Os pilares devem ser respeitados em todo o processo.

Corredor de circulação 

Sendo assim, este corredor é extremamente importante no seu curral de manejo, pois é a partir dele que o gado consegue ir para todas as áreas, seja para o curralete, seringas etc. Tudo muito bem pensado, não acha?

Curral de manejo: seringa

Desse modo, a seringa é a área que deve ter o formato de trapézio retângulo (um lado com âgulo reto – 90º) ou semicircular. Este segmento é responsável por encaminhar também para alguns locais, como embarcadouro.

O embarcadouro

Por fim, temos o embarcadouro que possui essa função mesmo: embarcar! Assim, o recomendado é que seja em rampa e com saliências no chão para evitar possíveis acidentes. São utilizados, portanto, para embarcar os animais em veículos, por exemplo. Você imaginava que isto era necessário?

Mas atenção! Estas dicas e informações não anulam o fato de que é preciso um especialista em projetos para analisar a estrutura e, de fato, validar a organização dos processos, combinado? É muito importante que tudo seja regularizado conforme as normas e regras necessárias.

Viu só? Em poucos minutos de leitura você entendeu melhor o que é preciso ter no seu Curral de manejo ideal! Gostou das dicas? Nos conte aqui nos comentários o que você achou e não deixe de acompanhar mais matéria exclusivas em nosso Blog!

Continue lendo: Como fazer para acabar com morro de cupins no pasto, técnicas exclusivas para…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.