Saiba como funciona a pecuária intensiva

Você irá ficar por dentro do assunto em poucos minutos!

0

Hoje, 20 de abril, em Belo Horizonte, nós da Agropecuária, da Agrorural.net, vamos te explicar e responder suas dúvidas a respeito do que é pecuária intensiva. Sabe quando você ouve certos termos, mas não faz ideia do que é? Nós iremos te explicar um deles hoje mesmo e, o melhor, em poucos minutos. Afinal, estar por dentro do que acontece em nosso território é importante, não acha?

Nós sabemos que a pecuária é responsável por boa parte do PIB brasileiro, mas você sabe como esta atividade procede nos seus manejos? Como é que o gado recebe os cuidados? Como são implementadas as técnicas? Tudo isso você pode ter uma base ao ler nossa matéria completa. Bora lá ficar por dentro de um jeito super prático?

Leia mais: Saiba como cultivar flor de cera: do plantio ao cuidado diário

Saiba como funciona a pecuária intensiva
Saiba como funciona a pecuária intensiva – Pexels

Pecuária intensiva, o que é?

Primeiramente, em nosso Blog, nós explicamos o que é a pecuária extensiva, ou seja, o oposto da intensiva. Caso você não tenha lido, dê uma passada em nosso outro post, está bem explicado! Mas não se preocupe! Se você ainda não leu, não irá atrapalhar a sua linha de raciocínio. Veja abaixo a explicação do que é pecuária intensiva, bem como seus benefícios e desvantagens!

O conceito

Nesse sentido, a pecuária intensiva consiste na criação de gado em pequenas áreas. Assim, o confinamento e o semi-confinamento são marcantes, pois a ideia é monitorar o gado. Além disso, a tecnologia é muito mais presente, como a inseminação artificial e o melhoramento genético. Um outro ponto super importante é que eles, o gado, frequentam mais o veterinário, porque a ideia realmente é acompanhar o processo de desenvolvimento e alterar o que for preciso para garantir o resultado esperado.

E quais são as desvantagens?

Dessa forma, apesar de trazer diversos benefícios para os criadores, alguns pontos negativos devem ser ressaltados, por exemplo, o grande investimento em equipamentos, inovações tecnológicas e equipe especializada nos manejos e processos. Ademais, o gado acaba tendo uma vida mais sofrida em virtude do condicionamento restrito.

Pecuária intensiva: benefícios

Por fim, os benefícios também são vantajosos, pois você não precisa de uma grande área para começar o seu agronegócio e consegue manter um controle de qualidade e desenvolvimento crescente. Junto a isto, é possível proporcionar um melhor controle sanitário e evitar que doenças se espalhem pelos animais. Como tudo no mundo dos negócios, há os pontos positivos e negativos, basta ver o que o produtor e dono do negócio quer para o seu planejamento.

Viu só? Com apenas alguns minutinhos você conseguiu entender o que é a pecuária intensiva! Nos conte nos comentários o que você achou e se você ainda tem alguma dúvida!

Continue lendo: Como plantar e qual substrato usar no cultivo de Antúrio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.